Gazeta Itapirense

Sugestão de leitura: A lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb

“A lógica do Cisne Negro”, de Nassim Nicholas Taleb, lançado em 2007, faz um estudo sobre os eventos totalmente imprevisíveis, aqueles que apresentam uma probabilidade rara de acontecer, quando ocorreram, alteraram completamente as vidas envolvidas, sejam consequências boas ou ruins.

O Cisne Negro foi considerado por muito tempo como uma espécie inexistente, ao ser descoberto abriu-se a busca e revolucionou o conhecimento sobre os cisnes, fato que alimentou a ideia desse livro.

Nassim Nicholas Taleb é um libanês que imigrou para os Estados Unidos. Matemático, mestre e doutor em estatística e análise de riscos. Estudou eventos relacionados à sorte e à incerteza.

A obra “A lógica do Cisne Negro” é dividida em quatro partes, 19 capítulos e um epílogo a partir de três características: imprevisível, impactante e passível de explicações apenas após acontecer.

A tecnologia que mudou o mundo, em grande parte, não foi planejada. Sempre que uma nova tecnologia surge, ela é subestimada ou sobrevalorizada erroneamente. Nas décadas de 70 e 80, o ano 2000 seria recheado de automóveis voadores e viagens espaciais.

Um livro que pode nos ajudar a ver o mundo por um ângulo diferente.

Compartilhe
error: