Sopros de Antanho é a atração amanhã no ‘Clássicos em Cena’
O projeto “Clássicos em Cena”, traz amanhã para Itapira o renomado grupo Sopros de Antanho, para única apresentação, às 19h, no Anfiteatro do Grupo Penha.
A entrada é gratuita, permitindo que todos possam desfrutar de música de qualidade, em concerto comentado pelo Maestro Parcival Módolo.
O grupo Sopros de Antanho é composto por músicos e pesquisadores oriundos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Paulo Ronqui (Trompetes e Flugel-horn), André Freitas (Flautas doce e crumhorns), Robson de Nadai (Trombone Tenor e Flauta doce), Fransoel Decarli (Trombone baixo), Paulo Dalgalarrongo (Clarone) e Jefferson Anastácio (Trompete).
Uma característica marcante do grupo é a mescla de timbres, combinando instrumentos renascentistas e barrocos com metais modernos. Essa sonoridade de instrumentos de sopro de diferentes épocas, aliada a escolha cuidadosa do repertório, com interpretação de obras que combinam esses instrumentos, garantem ao público um concerto inesquecível.
O maestro Parcival Módolo, conhecido por seu trabalho como criador e apresentador do “Clássicos em Cena”, vai acompanhar o grupo Sopros de Antanho em Itapira, intercalando breves comentários entre os números musicais, fornecendo informações preciosas sobre os compositores, contexto e história da música, de forma envolvente e descontraída.
Criar oportunidades para o público em geral se aproximar da música clássica e instrumental, de forma acessível, é o principal objetivo do projeto “Clássicos em Cena”, desde sua criação, no ano 2000, numa parceria do maestro Parcival com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura. Desde então, o projeto já percorreu mais de 15 cidades, levando cultura e arte a diferentes comunidades.
A temporada 2023 do “Clássicos em Cena” em Itapira tem patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Anfiteatro da Penha, onde ocorrem os eventos, fica na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP.
Sobre o Grupo Penha:
Um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do país, o Grupo Penha está presente em quatro estados brasileiros — São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia — e conta com 2 mil profissionais, distribuídos por cinco plantas operacionais e três unidades de apoio, especializadas em produzir soluções de embalagens, agregando os melhores serviços existentes no mercado.
Sobre a Direção Cultura:
Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.
Serviço:
Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:
Clássicos em Cena em Itapira com Sopros de Antanho
Data: 28 de junho (4ªf)
Horário: 19h
Entrada Franca
Endereço: Anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP