Gazeta Itapirense

Setor de logística cresce na pandemia

Com a pandemia, o setor logístico teve maior exigência por parte do mercado consumidor, em razão da necessidade de adaptação das empresas no que se refere à distribuição de produtos em todo o mundo. As restrições de mobilidade em função do isolamento social, fizeram com que o setor apresentasse soluções para as compras dos consumidores, que passaram a utilizar mais os serviços on-line. Apenas no primeiro semestre de 2020, o e-commerce no Brasil registrou 90,8 milhões de pedidos, um aumento de 39% em relação ao ano anterior, segundo o relatório Webshoppers da Ebit | Nielsen

“A maioria das empresas não estavam preparadas para as vendas on-line, distribuição dos produtos em meio à pandemia, fechamento das lojas e atendimento virtual, entre outras situações que necessitou uma reorganização muito rápida, para competir no mercado. Para que as vendas continuassem acontecendo, foi preciso uma rápida reestruturação da cadeia logística; e uma categoria profissional que está sendo de suma importância na distribuição de bens e serviços, enquanto a maioria das pessoas permanecem em isolamento social é o motoboy”, pontua Marcel Oliveira dos Santos, docente do curso Técnico em Logística do Senac Itapira.

Essas mudanças no cenário atual fizeram com que muitas pessoas passassem a ter outra visão diante do setor de logística, afinal, até pouco tempo atrás achava-se que essa área era responsável somente por transporte. Porém, a área de logística, segundo o docente do Senac, é bem mais abrangente. “Este profissional tem como responsabilidades o gerenciamento dos materiais, produtos e recursos de uma empresa. Administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo, bem como é encarregado pelo transporte e entrega dos produtos. Ele trabalha em áreas da empresa como almoxarifado, recebimento, planejamento e controle da produção, compras, relacionamento com fornecedores”, esclarece Marcel.

Professor explicou detalhes da profissão que está em alta

Quem fez o curso Técnico em Logística e conquistou um emprego foi Neusa de Jesus Santos Marques, 26 anos. “O curso foi essencial para que eu pudesse adquirir conhecimento na área. Mesmo não atuando ainda diretamente em logística, consigo colocar em prática muito do que aprendi durante as aulas como a organização dos produtos, validade, etiquetação, codificação, recebimento de mercadorias, fornecedores, por exemplo”, conta a profissional, que está atuando como balconista de mercearia e padaria.  

Para quem tem interesse em ingressar nessa área, o docente ressalta que o Senac tem uma metodologia inovadora na elaboração e na realização das aulas. “Pocuramos trazer assuntos do cotidiano, sem se distanciar da teoria, sempre trabalhando as marcas formativas que são: domínio técnico científico, visão crítica, atitude empreendedora, colaborativa e sustentável”, aponta. Atualmente, as aulas teóricas estão sendo realizadas remotamente utilizando ferramentas digitais: Microsoft Teams, Google Forms, Padlet, Miro, Kahoot, Mentimeter, Socrative, Canvas, entre outras.


No momento o Senac Itapira está com inscrições abertas para cursos: Técnico em Logística, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção e Auxiliar de Operações em Logística. Mais informações, acesse o portal: 
www.sp.senac.br/itapira e acompanhe todas as novidades nas redes sociais @senacitapira.

 

Serviço:

Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro – Itapira/SP
Informações:
www.sp.senac.br/itapira

 

Compartilhe
error: