Gazeta Itapirense

Senado aprova piso salarial para profissionais da enfermagem

Foi aprovado pelo Plenário do Senado nesta quarta-feira (24), na forma de um substitutivo, o projeto que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem (PL 2.564/2020). A proposta é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Agora o texto será analisado pela Câmara dos Deputados.

O projeto estabelece um piso salarial mínimo para enfermeiros no valor de R$ 4.750, que deverá ser pago por serviços de saúde públicos e privados de todo o país, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Ao defender o projeto, Fabiano Contarato sustentou que sua aprovação seria a melhor homenagem possível a esses profissionais que, em meio a uma pandemia, colocam suas vidas em risco para salvar vítimas da covid-19.

“A fixação do piso salarial nacional a profissionais de enfermagem e das atividades auxiliares é um reparo imprescindível a ser feito”, concluiu.

Ouça a matéria:

Fonte: Agência Senado
FB/Gazeta

Compartilhe
error: