Gazeta Itapirense

Semana Santa marca fim do Velatio das imagens

Uma tradição secular da Igreja Católica foi mais uma vez tema de conversas para quem visitou a Matriz de Nossa Senhora da Penha durante a Quaresma, e ali se deparou com as imagens cobertas com panos roxos.

Para quem não sabe, trata-se do Velatio, uma tradição de velar as imagens a partir do 5º Domingo da Quaresma. É uma tradição bastante antiga, mas que não tem mais obrigatoriedade de ser seguida como no passado.

No entanto, de acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), as orientações litúrgicas recomendam que este costume seja preservado.

Foi o que fez o padre João Gonçalves da Silva, que expediu uma orientação sobre a tradição.

Imagens foram veladas com o pano roxo: é o Velatio

A nota está fixada perto da entrada principal da matriz, e diz que o Velatio existe para que os fiéis não se distraiam com os santos, pois que sua devoção deve estar “Fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, isto é, na sua Paixão, Morte e Ressurreição”.

Além de todas as imagens cobertas, o altar recebeu as imagens de Jesus Senhor dos Passos carregando a cruz, remetendo ao calvário de Cristo, e também a de Nossa Senhora das Dores.

Diferentemente de várias outras igrejas do pais, que cobrem até mesmo o crucifixo principal, o da Matriz da Penha não foi coberto.

O Velatio termina em dois tempos distintos, um para as cruzes e outro para as imagens. As cruzes permanecem cobertas até ao término da celebração da Paixão de Jesus, na Sexta-feira Santa; enquanto que as imagens ficam veladas até ao início da Vigília Pascal.

Altar recebeu as imagens de Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana Santa na Matriz de Nossa Senhora da Penha continua intensa. Nessa quarta-feira, 27, a Procissão do Encontro (Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores), tem a participação das paróquias São Benedito e Santo Antonio, às 19h30.

Amanhã, quinta-feira, dia 28, a missa do Lava Pés, com a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, também se inicia às 19h30. Em seguida haverá momento de adoração, silêncio e recolhimento.

Um dos pontos altos acontece no dia 29, a Sexta Feira da Paixão de Jesus Cristo. A matriz recomenda jejum e abstinência de carne. Na parte litúrgica, às 7h, haverá um momento de adoração. Às 15h acontece a solene ação litúrgica, com adoração da cruz. Às 9h haverá a procissão do Senhor Morto, com participação dos fiéis da paróquia de Santo Antonio.

No dia 30, chamado de Sábado Santo, a igreja estará fechada, abrindo apenas às 19h para solene Vigília Pascal, quando o Velatio das imagens termina.

No Domingo da Ressurreição haverá procissão às 5h, saindo da comunidade Santa Cruz em direção à matriz de Nossa Senhora da Penha. Às 6h haverá missa solene com a participação de todas as paróquias de Itapira. Outra celebração eucarística ocorre à noite, às 19h.

Recomendação é para que os fiéis não se distraiam com as imagens, e se lembrem da Paixão de Cristo

 

FOTOS

1

2

3

Compartilhe
error: