Gazeta Itapirense

Secretaria de Educação trabalha meio ambiente na Educação Infantil

A preservação ambiental é uma preocupação global urgente em um mundo em constante transformação. Garantir um futuro sustentável exige a transmissão dos valores da responsabilidade ambiental e do trabalho coletivo para as novas gerações.

Nesse sentido, o CEI Harley Marela, por meio das professoras Ana Claudia e Bruna, está desenvolvendo o projeto “Natureza” com 22 alunos do Grupo II. A iniciativa teve início neste mês e seguirá por três meses, com o objetivo de estimular o contato das crianças com o ambiente natural, ampliar a percepção sensorial e a observação, promover a conscientização ambiental, apoiar o desenvolvimento cognitivo e científico, incentivar o trabalho em grupo e a convivência social, além de fortalecer o vínculo afetivo com o meio ambiente. O projeto também busca estimular a criatividade, a imaginação e a compreensão dos ciclos e transformações naturais.

Outro exemplo de iniciativa voltada à educação ambiental acontece no CEI Dr. José Alberto de Mello Sartori, com o projeto de alimentação saudável “Comer para Crescer”. A ação envolve 15 alunos do Grupo II, sob orientação das professoras Teresinha e Elisangela. O foco é incentivar bons hábitos alimentares, explicar a origem dos alimentos, destacar a importância de uma alimentação equilibrada e conscientizar sobre o impacto das escolhas alimentares na saúde e na sustentabilidade.

“Ao embarcar nessa jornada de aprendizado e descoberta, as crianças compreendem que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada. A introdução precoce da educação ambiental é essencial para construir uma base sólida de conhecimento e atitudes positivas em relação à natureza”, finaliza a secretária de Educação, Regina de Santana Lago Gracini.

Compartilhe
error: