Gazeta Itapirense

Seção Nossa História: Primeira Festa da Árvore

Jacintho Franklin Alvarenga da Cunha, prefeito de Itapira de 1902 a 1905, foi um grande propulsor do progresso em nossa terra.

Se hoje Itapira pode ter orgulho em se destacar entre as cidades onde a água encanada e o tratamento do esgoto alcançam cem por cento da população, o fato se deve a visão futurista de um administrador como este.

Foi ele quem aqui iniciou este belo trabalho de saneamento básico. Foi ele quem trouxe a luz elétrica para esta cidade e foi ele ainda quem construiu as primeiras guias e sarjetas em nossas ruas.

Sua genialidade ultrapassava as barreiras de sua época. Corretíssimas estão as palavras de sua bisneta Maria Alice Frankiln da Cunha Marconi em referência ao seu antepassado em “O Livro de Itapira” quando diz: “…meu bisavô, um homem que mantinha verdadeiro respeito à natureza, um cultor da ecologia. Isso na sua época!”.

Jacintho Franklin Alvarenga da Cunha foi um visionário em nossa terra

Quando ainda era muito cedo para se cogitar sobre a necessidade de preservação da natureza, ele saiu à frente e mandou elaborar um projeto paisagístico e construiu o “Parque Municipal” (depois denominado Juca Mulato), inaugurado em 23 de dezembro de 1902, para possibilitar aos munícipes um contato direto com a natureza.

Sua preocupação em conscientizar os cidadãos itapirenses contemporâneos foi tamanha que realizou em Itapira a “Primeira Festa da Árvore acontecida, em 03 de maio de 1903, justamente no “Parque Municipal”. Para coroar de êxito mais esta sua empreitada, fez vir para o evento seu particular amigo o poeta e intelectual de renome nacional, Coelho Neto, convidado de honra, que redigiu de próprio punho a ata da festa, deixando assim registrado nos anais de nossa história, através de sua caligrafia e assinatura, sua passagem por esta terra. Na mesma ocasião plantou no parque, defronte ao Grupo Escolar Dr. Júlio Mesquita, um exemplar da espécie pau-brasil.

Árvore com mais de 100 anos está no Parque até hoje

Já o prefeito Frankiln da Cunha plantou uma muda da espécie “grevillea robustas”, uma planta raríssima de origem australiana que, centenária, continua em pé para quem quiser visitá-la, bem ao lado do museu “Comendador Virgolino de Oliveira”, no início da Avenida dos Biris. Há que se ressaltar ainda que Itapira foi a terceira cidade do Estado de São Paulo a celebrar sugestiva comemoração.

Hoje, em plena era da preservação ambiental, onde tudo tem que ser ecologicamente correto, seria muito interessante se um lugar tão aprazível quando nosso Parque Juca Mulato voltasse a sediar este evento de exemplo impar para todos os seres humanos.

Fontes: Sites de Sérgio de Freitas, Blog de Plínio Magalhães da Cunha, “O Livro de Itapira” e “História Ilustrada de Itapira”.

 

Matéria publicada originalmente na versão impressa de A Gazeta Itapirense do dia 06 de agosto de 2011

 

Compartilhe
error: