Sax Bem Temperado agrada a plateia no primeiro ‘Clássicos’ de 2025
A primeira apresentação do projeto “Clássicos em Cena” de Itapira agradou e muito os presentes ao Anfiteatro do Grupo Penha na semana que passou. Coube ao quarteto de saxofones Sax Bem Temperado abrir a temporada 2025.
Durante o tempo em que estiveram no palco os músicos colocaram em prática a proposta principal do grupo, que é a reinterpretação da música popular brasileira através de arranjos originais, preservando o sabor autêntico do gênero. Eles incorporam elementos tradicionais e ritmos brasileiros, comumente executados pelo violão de sete cordas, cavaco e violão, mas a partir da sonoridade dos diferentes tipos de saxofones.
Coube ao renomado maestro Parcival Módolo conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que ajudaram o público a conhecer os instrumentos e apreciar melhor as composições. Além de todo o conhecimento, o maestro ainda deixou o ambiente mais descontraído ao interagir com a plateia e com os músicos.

Composto por Flávio Corilow (sax soprano), Ronaldo Marquetti (sax alto), Vinícius Corilow (sax tenor) e Paulo Pupo (sax barítono), o grupo executou sambas e choros de nomes icônicos como Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa e Severino Araújo, além de composições de mestres da música instrumental como Hermeto Paschoal, César Camargo Mariano, Vítor Assis Brasi, Tom Jobim e Moacir Santos.
Com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em Itapira, o projeto Clássicos em Cena já definiu o calendário do primeiro semestre. Além da apresentação do Sax Bem Temperado, no mês de março, tem Guilherme Lamas Trio no dia 16 de abril, a Camerata Casa das Artes no dia 21 de maio, e o Conversa Ribeira em 25 de junho.