Gazeta Itapirense

Saúde pode anunciar plano de vacinação nesta quarta

A Secretaria Municipal de Saúde planeja a retomada de um tipo de encontro muito utilizado pelo ex-prefeito José Natalino Paganini ao longo do ano passado no enfrentamento da pandemia, as “lives” realizadas no plenário da Câmara Municipal que reunia, via de regra, além do prefeito, autoridades de saúde do município.

Com transmissão ao vivo pela internet (no Facebook da prefeitura e da própria Câmara Municipal), o evento interagia com o público e com os órgãos de imprensa e tinha grande capilaridade.

A GAZETA apurou que o prefeito Toninho Bellini, estuda fazer uso deste expediente para falar a respeito do plano de vacinação que já foi concluído. Ainda conforme foi apurado, desde o início deste ano a Vigilância Epidemiológica (V.E) vem mantendo contato permanente com a direção regional de São João da Boa Vista, já com a orientação de preparar o município para o momento em que a vacinação fosse iniciada.

Depois da aprovação no domingo passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do uso emergencial das vacinas do Butantã e também daquela desenvolvida pelo laboratório Astra-Zeneca e pela universidade de Oxford que será produzida no Brasil pela Fio Cruz, o governo de São Paulo deu início à vacinação de forma oficial, privilegiando neste primeiro momento os profissionais da área de saúde. Este também será o roteiro a ser seguido aqui em Itapira. Informações prestadas pela assessoria de comunicação do governo estadual, apontavam que a distribuição dos lotes de vacinas para as cidades do interior tiveram início ontem mesmo.

Conforme a GAZETA já havia antecipado, o plano local de vacinação vai se espelhar no esquema organizado a partir de abril do ano passado para a distribuição da vacina contra a gripe. À época, por causa da chegada da pandemia, a aplicação da vacina provocou enorme ansiedade na população e correria aos locais de vacinação. Para fazer frente a esta situação até então inédita, a equipe da V.E lançou mão de um plano que direcionou a vacina para as diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com critérios fixados de distanciamento, controle de aglomerações higienização constante. Fez muito sucesso o sistema “drive thru”, estabelecido nas imediações do Parque Juca Mulato, onde a aplicação ocorria dentro dos veículos.

Compartilhe
error: