Gazeta Itapirense

Saúde investiga se nova variante do vírus circula na cidade

O aumento desmedido de casos de covid-19 neste começo de ano, principalmente neste mês de fevereiro, fez com que o sinal de alerta ascendesse na secretaria de Saúde do Município. O temor é de que a mutação do vírus já esteja circulando na cidade. Vladen Vieira, atual secretário de Saúde, informou que já foi encaminhado material genético de pessoas contaminadas para análise. “Não temos nada confirmado ainda, mas enviamos material para análise”, comunicou.

Vieira lembra ainda que no início do mês foi detectado um caso da variante do vírus de Manaus em Águas de Lindoia. “Existe a possibilidade de que esta nova variante esteja circulando na região. A tendência é de que apareçam casos envolvendo esta nova variante”, completou.

A preocupação com a mutação do vírus se tornou um problema sério nas regiões de Jaú e Araraquara. Diante do quadro de sobrecarga nos hospitais autoridades desta última cidade (de 260 mil habitantes) decretaram de domingo a terça-feira passada 60 horas de lockdown total (quando tudo fecha). A explosão de casos se deu de forma repentina, o que levantou a suspeita de que a nova variante estivesse circulando na cidade.

Aqui em Itapira o total de casos saltou de 2.384 casos em dezembro de 2020 para 3.403 até ontem, segundo dados da assessoria de comunicação da prefeitura, aumento de 43%. Só em fevereiro, até o presente momento, são 445 casos.

Vladen Vieira disse que a pasta da saúde vem monitorando a situação

FECHAMENTO NOTURNO

Cientistas descobriram até agora que estas novas variantes do vírus (duas outras cepas também preocupam, uma da Grã Bretanha e outra da África do Sul) tem um poder maior de contágio, afetando também pessoas de faixas etárias menores. O aumento súbito do número de casos da doença – como ocorre neste momento em Itapira – pode guardar relação com a circulação destas novas variantes do vírus.

Dia da explosão do número de casos na maioria das regiões do estado, governador João Dória deve anunciar no começo da tarde de hoje medidas mais restritivas para o funcionamento do comércio. Segundo o que foi ventilado pela grande imprensa, a medida vai fixar fechamento de todo comércio das 22h00 às 5h00.

 

 

Compartilhe
error: