Gazeta Itapirense

Saúde faz levantamento de demanda de exames e procedimentos

A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento do número de solicitações de exames, procedimentos e consultas de especialidades que aguardam agendamento desde 2018. São mais de 6.800 pedidos de pacientes que estão esperando para fazer exames como endoscopia, ultrassonografia de diversos tipos, ressonância magnética e outros, e também consultas e procedimentos cirúrgicos como artroscopias de joelho e ombro e cirurgia de catarata.

Em 2020, com o início da pandemia do coronavírus (Covid-19) e suspensão dos procedimentos eletivos, a situação foi agravada. Contudo, o levantamento mostra que algumas solicitações mais antigas (de 2018) infelizmente foram deixadas de lado nos dois anos seguintes, mesmo antes da pandemia. Um dos exemplos é a quantidade de pedidos de exames de ultrassom transvaginal de 2018: são 499. Mas nos anos seguintes (2019 e 2020) todos estão zerados, o que mostra que apenas os pedidos novos foram atendidos e os antigos não foram considerados. Outro número que chama a atenção é a quantidade de pessoas que aguardam por endoscopias: 1.162. Deste total, 671 são pedidos de 2018 e 2019.

Para conseguir mensurar a necessidade real de agendamento de todos esses pedidos, a Secretaria de Saúde já começou a entrar em contato com os pacientes para atualizar a situação, verificando se os mesmos ainda necessitam dos mesmos exames e/ou procedimentos. “É necessário averiguar se esses pacientes não tinham pedidos duplicados ou até mesmo se já não necessitam mais desse atendimento. É um trabalho necessário para que possamos saber exatamente qual será nossa ação para solucionar esse problema”, disse o Secretário de Saúde Vladen Vieira.

Após essa reorganização será possível fazer um plano de trabalho utilizando dados e parâmetros municipais que permitirá que a Secretaria de Saúde solicite recursos financeiros ao Governo do Estado e Ministério da Saúde para conseguir atender essas demandas.

 

Compartilhe
error: