Gazeta Itapirense

Saúde adquire balança de bioimpedância para Ambulatório de Nutrição

O Ambulatório de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde agora conta com um importante equipamento que traz métricas precisas sobre as condições físicas do paciente e auxilia os profissionais na indicação das dietas mais adequadas para cada caso.

Adquirida pela Secretaria Municipal de Saúde, a Balança de Bioimpedância utiliza eletrodos que permitem a realização de um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

“São parâmetros importantes que nos permitem indicar uma dieta que seja mais precisa para cada caso, levando em consideração todas as suas necessidades e déficits. Além disso, os pacientes conseguem ter uma melhor percepção de suas condições de saúde”, explicou a nutricionista Aleandra Marcatti.

O médico Dr. Marcelo Hendrigo Cesto – Coordenador médico da Secretaria de Saúde, Chefe da Clínica Médica do Hospital Municipal, Presidente da Comissão de Ética Médica, Responsável Técnico da Agência Transfusional e Nutrólogo – destaca que a aquisição do equipamento reflete uma mudança no formato de atendimento do ambulatório de nutrição e que a balança agrega qualidade ao atendimento.

“Vai além da formulação só da dieta, mas da suplementação necessária e da condução do tratamento. Conseguimos acompanhar e avaliar melhor pacientes que fazem uso de dietas enterais e aqueles que estão fazendo acompanhamento nutricional, oferecendo melhor qualidade e resposta terapêutica”, pontuou.

O serviço de Nutrição da Secretaria de Saúde atua no ambulatório para atendimentos externos e também dentro do Hospital Municipal com acompanhamento dos pacientes internados em todos os setores. O ambulatório funciona no CEM (Centro de Especialidades Médicas) com agendamentos feitos pela Rede Básica de Saúde e pelo Centro de Apoio ao Paciente Oncológico e tem como público-alvo prioritário os pacientes com problemas cardíacos, hipertensos, diabéticos, com sequelas do Covid, com câncer e outras patologias.

Compartilhe
error: