Gazeta Itapirense

SAMA planta de árvores às margens do Ribeirão da Penha

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e da Patrulha Ambiental realizaram no último dia 6 uma ação de educação ambiental com o plantio de árvores às margens do Ribeirão da Penha. A atividade também simbolizou o novo ciclo que se inicia neste início de ano.

De acordo com Anderson Martelli, Diretor e Biólogo da SAMA, foram plantadas 15 mudas de arvores nativas do bioma mata atlântica, com o diferencial de que essas são de três metros, fator que favorece uma mudança dos aspectos visuais e ambientais. O plantio também tem como objetivo substituir as leucenas – espécie exótica e invasora – que foram retiradas da Avenida Fenízio Marchini.

“As diversas espécies arbóreas existentes seja no ambiente urbano ou rural são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar pela evapotranspiração, evitam erosões, produz oxigênio através da fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra, alimento e abrigo para algumas espécies animais e qualidade de vida para população residente nos centros urbanos”, defende Martelli.

Importante ação foi realizada às margens do nosso ‘velho’ Ribeirão da Penha

O biólogo também citou um estudo desenvolvido pelo Instituto Florestal de São Paulo que constatou que a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas promove a regularização do regime de rios e a melhora na qualidade da água. “Durante a chuva, parte da água é retida pelas copas das árvores, evaporando em seguida em um processo denominado interceptação, o restante da água alcança o solo florestal de forma branda e quando tem dificuldades em escoar essa infiltra nesse solo, favorecendo o abastecimento dos lençóis freáticos e reduzindo processos erosivos e assoreamento de corpos d’agua”, explicou.

Logo após o plantio, Martelli agradeceu todos os envolvidos e enfatizou como ações como essa ajudam a reforçar a importância de conservar as florestas, aumentar a proteção dos rios e praticar a sustentabilidade.

Compartilhe
error: