Gazeta Itapirense

SAAE inicia dragagem e desassoreamento da ETE

O SAAE iniciou na semana passada, no dia 21, o serviço de dragagem para limpeza e desassoreamento das lagoas de decantação e desidratação de lodo da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos). O trabalho faz parte de um amplo plano de automonitoramento de efluentes líquidos que foi apresentado pela autarquia à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em junho do ano passado e que engloba ações de curto, médio e longo prazo para melhorias da ETE.

O trabalho de limpeza e desassoreamento das lagoas está sendo feito por tubos geotêxteis (bag’s) e a execução está sob responsabilidade da empresa Ecobulk Indústria e Serviços de Proteção Ambiental Ltda.

A dragagem e desassoreamento de lagoas de decantação em estações de tratamento de esgoto com tubos geotêxteis é um processo eficiente para remoção de lodo acumulado. A técnica usa bombas para sugar o material, que é encaminhado para grandes bolsas de tecido permeável. A água escoa, e os sólidos ficam retidos, secando ao longo do tempo. Após a secagem, o material será removido e destinado de forma adequada ao aterro sanitário municipal, garantindo maior eficiência na manutenção das lagoas. O processo prevê a liberação de no mínimo 70% da capacidade atual das lagoas.

Além do desassoreamento das lagoas, o plano apresentado à Cetesb previa também a implantação de sistema de desinfecção de efluentes, que já foi concluído pela autarquia e se encontra em operação, e realização de batimetria inicial. As últimas ações do cronograma dizem respeito à realização da batimetria e relatório final para apresentação ao órgão fiscalizador.

 

Compartilhe
error: