Gazeta Itapirense

SAAE começa a dar um ‘talento’ no Ribeirão da Penha

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Itapira iniciou nesta terça-feira, 12, mais uma etapa do desassoreamento do leito do Ribeirão da Penha. Os trabalhos se concentram no trecho a montante da captação da autarquia localizada na Avenida dos Italianos.

Através do sistema de dragagem são removidos principalmente areia e lodo acumulado na calha do curso d’água, melhorando o escoamento e aumentando a capacidade de reservação da represa.

O desassoreamento faz parte de um pacote de medidas que o SAAE vem tomando desde o início do ano passado para evitar o desabastecimento do município com a falta de chuvas. Em abril do ano passado, o prefeito Toninho Bellini colocou em prática uma das principais ações para enfrentamento de crises hídricas quando firmou parceria com os ceramistas e a Fazenda Santa Bárbara para a utilização da água das cavas, caso seja necessário.

Trabalho serve pra melhorar vazão da água e seu armazenamento 

Também dentro desse planejamento, o SAAE aumentou a capacidade de transposição do volume da água das lagoas para o Ribeirão da Penha através da aquisição, no ano passado, de um novo conjunto moto-bomba acionado por motor a diesel montado em uma carreta agrícola que é capaz de transpor até 40 litros por segundo.

“Ainda não há como prever como será o cenário hídrico esse ano. Mesmo com uma expectativa de que seja melhor do que o do ano passado, precisamos ficar atentos e preparados”, ressaltou o presidente do SAAE, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

 

 

Compartilhe
error: