Gazeta Itapirense

Reunião discutiu fuga de pacientes do Bairral e permanência pelas ruas da cidade

Na última segunda-feira, 21, representantes de diversos setores da Prefeitura, do Instituto Bairral e do Departamento Regional de Saúde (DRS) 14 se reuniram na Sala de Reuniões do Hospital Municipal para mais uma etapa da discussão de estratégias de controle da evasão de pacientes internados no hospital psiquiátrico, com foco especial em indivíduos em tratamento para dependência química.

O objetivo foi alinhar ações para garantir o bem-estar dos pacientes e buscar soluções para os que acabam se evadindo do hospital ou recusam o tratamento e muitas vezes acabam permanecendo na cidade em situação de rua.

Durante o encontro, as instituições reavaliaram os combinados estabelecidos na reunião do primeiro semestre e ajustaram novas metas para aprimorar o atendimento. Na oportunidade, havia se discutido a questão das reformas físicas no Bairral para evitar fugas e a criação de esquemas de abordagem social realizados pela Prefeitura. Um canal de comunicação mais rápido e eficiente entre todos os setores foi reforçado para agilizar a identificação e encaminhamento dos pacientes de volta à unidade hospitalar quando necessário.

A Secretária de Promoção Social, Regina Ramil, destacou a importância da integração entre as instituições para lidar com essa questão. “Hoje nós refizemos alguns combinados e estabelecemos novas metas para trabalhar de forma integrada e intersetorial. Estamos sempre buscando soluções para garantir que tanto o paciente quanto a cidade sejam beneficiados”, afirmou.

A equipe municipal foi representada pela assistente social Regina Ramil (Secretária de Promoção Social), psicóloga Beatriz Brandão (Coordenadora da Proteção Social Especial), assistente social Andrea Pereira Madruga Ferrari (Coordenadora do Centro POP, do Centro de Acolhida e do Serviço de Abordagem), assistente social Gabriela Franceschini (Responsável pelo Serviço de Abordagem Social e também pelo Centro de Acolhida), psicóloga Príncia Lanzoni (Interlocutora da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial), médica Maria Sueli Rocha Longhi (Diretora Administrativa do Hospital Municipal), enfermeira Daiana de Freitas Medeiros (Coordenadora de Enfermagem do Pronto Socorro do Hospital Municipal), psicólogo Victor Hugo Vilaronga (que atua na rede de atenção psicossocial do município), comandante da Guarda Civil Municipal Patrícia Zacarioto e GCM Paulo (Supervisor Operacional da GCM).

Pelo Instituto Bairral participaram César Garcia (Gerente Administrativo), Beatriz Zancheta (Gerente de Práticas Terapêuticas e Assistenciais) e Laura Motta Fernandes Pizzi (Coordenadora de Enfermagem).

Além dos representantes da Prefeitura e do Bairral, também participaram dessa reunião profissionais do DRS 14, de São João da Boa Vista: Maristela Ubeda Castilho, Interlocutora de Saúde Mental, e Juliete Gutirrez Ferreira, Diretora Técnica de Saúde do Núcleo de Organização das Redes de Serviços. O DRS atua na regulação de vagas de internação pelo Sistema CROSS da Secretaria de Estado da Saúde.

Com balanço positivo desse encontro, a próxima reunião para dar continuidade às discussões e busca por soluções foi agendada para dezembro.

Compartilhe
error: