Gazeta Itapirense

Repaginado e reformado, Museu tem acervo de Menotti

 

A quarta-feira, 30, foi marcada pela visita do deputado Totonho Munhoz e do prefeito Paganini ao ‘novo’ Museu Histórico e Pedagógico Virgolino de Oliveira, no Parque Juca Mulato.

Acompanhados da secretária de Cultura Tamires Brianti Ponces, Munhoz e Paganini percorreram as dependências do espaço histórico de Itapira após o descerramento d a placa alusiva à entrega das obras efetuadas.

Entre os itens em destaque, uma sessão chamou a atenção dos visitantes. Trata-se de vários itens raros do poeta Menotti del Picchia, autor do consagrado ‘Juca Mulato’. O manuscrito original desta obra está no acervo. “Isso tem que ser divulgado e conhecido pela população. A obra de Menotti é muito rica, bonita e fez parte de uma época única em nosso país, uma época de transformações que têm efeitos até hoje”, frisou Munhoz.

Vários ítens raros do poeta itapirense está no Museu

Fotos raras, quadros e itens pessoais do poeta enriquecem seu espaço situado no segundo piso do Museu. Lá também se encontra um pouco da história da Revolução de 32, onde Itapira foi palco de sangrentos confrontos. O industrial Virgolino tem seu espaço por lá, com peças da época da fundação da Usina Nossa Senhora Aparecida.

Fotos raras de uma Itapira de quase 100 anos atrás estão no acervo

O Museu passou por uma ampla reforma em toda sua parte elétrica, estrutural e repaginação dos espaços. Para dar mais acessibilidade aos visitantes, um elevador foi instalado.

Compartilhe
error: