Gazeta Itapirense

Renascer é aqui: Itapira pode virar polo de cultivo de cacau

Quem está assistindo a novela Renascer, da Rede Globo, já se acostumou com os pés de cacau que vira e mexe aparecem. Pois bem, tudo caminha para que em breve estas árvores sejam vistas em terras itapirenses.

Pelo menos esta é a expectativa do chefe da Casa da Agricultura de Itapira, Dú Canivezi. Ele está preparando, em uma parceria da CATI com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), um curso para os produtores rurais da cidade e também da região.

Segundo ele, o proprietário rural Dárcio Carra, do Sítio São Fernando, será o pioneiro com o plantio de 200 pés de cacau: “O Dárcio explora o turismo rural em sua propriedade e ele quer cultivar o cacau e também processar o chocolate. Nossa região tem o clima quente e seco, e isso é perfeito para o desenvolvimento da planta. Sem contar que esse clima espanta o aparecimento da doença vassoura-de-bruxa já que ela se desenvolve em clima quente e úmido”, explicou.

Dú Canivezzi: “Itapira pode virar grande produtora de cacau”

O curso de cultivo de cacau será ministrado por Andrey Vetorelli Borges e ocorrerá na Casa da Agricultura em dois dias, no mês de agosto. Na sexta-feira haverá aula teórica e no sábado é a vez da prática, no campo.

Canivezi destacou que o estado de São Paulo tem tudo para se tornar referência nesta cultura. Cidades da região como Aguaí e Limeira já estão no cultivo, bem como localidades mais distantes como São José do Rio Preto a cultura já está consolidada e o Vale do Ribeira retoma antigos projetos. Em Limeira inclusive já existem 46 produtores de mudas cadastrados que em breve iniciarão a produção de mudas.

“O que queremos com esta nova cultura para nossa cidade é fixar o homem no campo e até mesmo trazer de volta aquele que foi para a cidade em busca de trabalho. Há a possibilidade também do turismo rural com a construção de fábricas de chocolate nas propriedades”, destacou Dú Canivezi.

Visita à fazenda Floresta ocorreu semana passada

Recentemente foi feita uma visita à fazenda Floresta que possui alguns pés de cacau plantados. Estavam presentes além de Dú Canivezi, Andrei Vetorelli Borges e Dárcio Carra.

Quem quiser mais informações é só dar uma passada Casa da Agricultura de Itapira, que fica na rua Dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa, 103, ou dar uma ligada no fone: (19) 3863-1578, também atende no wattzapp neste mesmo.

Compartilhe
error: