Gazeta Itapirense

Relatório aponta situação de alerta para epidemia de dengue

As equipes da Vigilância Epidemiológica e dos Agentes de Endemias realizaram entre os dias 4 e 14 de abril a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) – também conhecida como LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) – e os resultados mostraram que o município está em situação de alerta para epidemia de dengue.

Neste período foram vistoriados 1.189 imóveis em toda a cidade em busca de criadouros (com ou sem água) e as equipes encontraram 46 amostras de larvas, sendo 41 do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O índice ficou em 3,1 – situação de alerta.

Os principais criadouros encontrados nos imóveis visitados foram pratinhos de vasos de plantas, plantas na água, latas, plásticos, frascos, garrafas, baldes, bebedouros de animais, garrafas retornáveis, dentre outros.

Até o momento são 45 casos de dengue confirmados em Itapira esse ano. Ao longo de todo o ano passado foram apenas oito casos. Cidades da região também registram aumento da doença e mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde pede para que a população elimine os criadouros de suas residências para evitar a proliferação do mosquito.

 

Compartilhe
error: