Gazeta Itapirense

Reforma da Matriz de N.S. da Penha entre em nova fase

A restauração e reforma da igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha entram em nova fase, de pintura interna e do restauro dos vitrais dos três amplos arcos da nave, além dos oitavados em forma de cruz localizados no ápice da abóboda central.
Segundo o pároco da matriz, padre João Gonçalves, esta nova fase é decisiva e permitirá a conclusão das obras, que se iniciaram há 10 anos, com a reforma do telhado de todo o edifício.
Para a realização das reformas necessárias, o pároco vem realizando reuniões com a equipe da matriz para buscar ampliar as doações financeiras, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, que possam ampliar o orçamento e finalizar a restauração.


“Temos um número significativo de empresas e pessoas doadoras, que entendem a necessidade de colaborar com a Casa da Mãe, mas precisamos de mais doadores que nos ajudem, porque essas obras são para todos os fiéis, enfim, para o município”, explicou.
Os restauros da parte externa e dos principais vitrais internos já foram realizados, assim como das capelas do conjunto arquitetônico. Os acabamentos destas obras estavam sendo realizados nesta última semana.
Padre João fez questão de fazer um tour interno para AGazeta e mostrar, em especial, os vitrais restaurados com motivos da Reconciliação, da capela de mesmo nome. “Esses vitrais impressionam pelo simbolismo e pela beleza”, afirmou.
O pároco também mostrou os detalhes da restauração de outros vitrais, principalmente os que mostram a multiplicação dos pães e dos peixes, na entrada da bela matriz, que simbolizam os milagres de Jesus que fartaram a multidão de famintos.


Para padre João a reforma da Matriz de Nossa Senhora da Penha pode ser considerada como a sua grande marca como gestor e padre da principal igreja católica de Itapira, e que lhe impôs uma tarefa de muita responsabilidade.
“É um grande desafio, sem dúvida alguma, mas que supero com a participação de outras pessoas de fibra e coragem, com devotamento e fé”, declarou.

Compartilhe
error: