Gazeta Itapirense

Referência estadual, CREM chega a 2 mil atendimentos

O CREM (Centro de Referência Especializado na Mulher), da Prefeitura de Itapira, atingiu a marca de dois mil atendimentos às mulheres vítimas de violência no município. O projeto, que hoje é referência estadual, é vinculado à Secretaria de Promoção Social.
De acordo com a secretária Regina Ramil, são cerca de 20 a 25 novos casos por mês, uma demanda considerável, em relação ao porte do município.  “São mulheres que passaram a ter referência de apoio às suas prioridades de proteção, acolhimento e amparo enquanto vítimas”, menciona Regina.

O total de atendimentos é uma marca seminal e significativa em relação ao empoderamento das mulheres, justamente para melhorar a sua qualidade de vida, dos seus filhos e das suas famílias, em especial contra o homem violento e abusador.

“A partir do CREM, que foi um dos primeiros atos de governo do prefeito Toninho Bellini, o município de Itapira passou a contar com uma rede de apoio à mulher muito mais robusta, que converge um amplo trabalho intersetorial que envolve a Prefeitura, por meio das secretária de Saúde e Promoção Social, em conjunto com as Forças de Segurança, a Polícia Civil, através da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), e instituições de defesa às mulheres”, explica a secretária.

Para Regina, o grande salto de qualidade de vida trazida pelo CREM foi possibilitar um acolhimento que facilite às mulheres se libertarem de seus agressores, por meio de atendimentos que possam romper o ciclo de violência em vários âmbitos da vida. “É um trabalho de emancipação, que visa libertar a mulher desse emaranhado no qual a transforma em vítima de violência”, esclareceu.

O trabalho do CREM cresceu e ganhou notoriedade.

Primeiramente na região, sendo considerado o melhor projeto de proteção às mulheres de toda a Baixa Mogiana. “Já recebemos diversos secretários e secretárias, bem como e profissionais, dos municípios regionais, que desejam conhecer a nossa realidade e os resultados do CREM”, destacou Regina. “Um dos nossos destaques foi o convite da DRS-14, de São João da Boa Vista, para apresentar o modelo do CREM para todos os 20 municípios”, comemorou.

Atualmente, o CREM é um dos projetos em defesa da mulher considerados referência no Estado de São Paulo, sendo mencionado por ser um serviço pioneiro, de apoio sócio-jurídico e social.

Conforme Regina Ramil, o projeto possibilitou que as itapirenses se empoderassem sobre os seus direitos contra o homem abusador. “Avançamos muito, sem dúvida alguma, e o CREM teve papel crucial neste contexto, mas temos que avançar ainda mais”, disse a secretária.

“Precisamos discutir e ampliar os direitos das mulheres em relação ao patrimônio, à guarda dos filhos, à proteção social, pois o homem agressor, com o intuito de manter as mulheres sob seu domínio, as ameaçam de todas as formas, alerta.
Contudo, para Regina Ramil, há muito o que comemorar, pois que o CREM presta acolhimento e apoio com atividades de atendimento individuais, grupais e formativos. “É um grande orgulho para nós, mulheres de Itapira”, finaliza Regina.

O CREM fica situado à rua Ribeiro de Barros, nº62, no Centro, em frente ao Parque Juca Mulato. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h00 às 17h. O telefone é (19) 3843.2148.

Compartilhe
error: