Quinteto Sabiá abre temporada do “Clássicos em Cena” na Penha
Abrindo a temporada de 2023 em Itapira, o projeto “Clássicos em Cena” recebe o Grupo Sabiá na quarta-feira, 22 de março, às 19h.
O evento é no anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, com entrada gratuita.
Formado em 2019 por músicos da região de Americana/SP, o sexteto de sopros conta com um repertório que passa por diversos gêneros musicais, desde as danças africanas e a modinha europeia do meio do século XIX até o samba e o baião do início do século XX, retratando o intercâmbio entre as culturas europeia e africana que formam a pluralidade da música do Brasil.
A escolha do nome do grupo Sabiá é referência ao Sabiá Laranjeira, ave de canto belo e melodioso, considerada um símbolo do Brasil. Para conhecer e entender desses diferentes ritmos brasileiros, o público vai poder contar com a presença do maestro Parcival Módolo. Criador e apresentador do “Clássicos em Cena”, ele vai intercalando breves comentários entre os números musicais, fornecendo preciosas informações sobre compositores, contexto e história da música, de modo bem leve e divertido.
A criação do projeto Clássicos em Cena remonta ao ano 2000, quando maestro Parcival Módolo se juntou ao produtor cultural e fundador da Direção Cultura, Antoine Kolokathis, para difundir música clássica e instrumental de forma gratuita ao público em geral. Ao longo dos anos, já foram mais de 15 cidades percorridas.
Em Itapira, a temporada 2023 segue ao longo de todo ano, com concertos mensais gratuitos no auditório do Grupo Penha, que patrocina o projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O próximo evento será no dia 26 de abril.
Integrantes do grupo Sabiá:
Lucas Martinelli de Lira (flauta transversal) iniciou seus estudos de flauta transversal aos 9 anos. Bacharel em flauta pela Universidade de Campinas (Unicamp), é professor da Escola de Música de Americana- Heitor Villa Lobos e do Projeto Jovens Músicos de Piracicaba.
Lucas Renan Traiba Muniz (fagote) estudou no Conservatório de Tatuí, UNICAMP é fagote solistas das orquestras: Sinfônica de Limeira, Sinfônica de Cordeirópolis, Filarmônica de Valinhos, Filarmônica das Artes de Osasco e da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro.
Júlio José de Oliveira Neto (clarineta) iniciou seus estudos de música aos 10 anos e em clarineta, aos 16. Bacharel em clarineta pela Universidade de Campinas (Unicamp), é professor na Escola de Música de Americana- Heitor Vila Lobos.
Jaqueline Theoro (trompa): Mestre e Doutora em Música pela Unicamp, atualmente é trompista da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, professora de trompa e regente do Conjunto de Sopros de Alunos da Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos” de Americana.
Ellen Diana de Freitas: Licenciada em música pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professora de musicalização infantil na rede municipal na cidade de Nova Odessa, integra a Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa “Prof Gunars Tiss”, a Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca” e é monitora no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia.
Adilson Filho se junta ao Quinteto Sabiá na apresentação em Itapira, na bateria e percussão. Formado em música pela UMIMEP, músico da banda sinfônica municipal de Sumaré, diretor e professor do Estúdio Drum 7, desenvolve intenso trabalho com orquestras e música de câmara.
Sobre o Grupo Penha:
Um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do país, o Grupo Penha está presente em quatro estados brasileiros — São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia — e conta com 2 mil profissionais, distribuídos por cinco plantas operacionais e três unidades de apoio, especializadas em produzir soluções de embalagens, agregando os melhores serviços existentes no mercado.
Serviço:
Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:
Clássicos em Cena em Itapira
Com grupo convidado: grupo Sabiá
Data: 22 de março (4ªf)
Horário: 19h
Endereço: Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete
Entrada Franca