Gazeta Itapirense

Proteção do meio ambiente em Itapira é destaque em palestra

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, comemorado em 16 de março, foi instituído pela Lei nº 12.533/2011 com o objetivo de promover atos, eventos e debates sobre os impactos do nosso estilo de vida no planeta Terra e a urgência de tomarmos medidas diante das mudanças climáticas. Esta data também é importante para educar e mobilizar pessoas em todo o mundo, incentivando a adoção de medidas individuais e coletivas para reduzir a pegada de carbono e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Em comemoração a essa data, no dia 27 de fevereiro do ano em curso, o biólogo e diretor da Secretaria de Meio Ambiente Anderson Martelli foi convidado pela ONG Eco Mantiqueira, juntamente com outras autoridades do município de Espírito Santo do Pinhal, para ministrar uma palestra na Câmara Municipal sobre o tema. Durante o evento, foram compartilhadas as experiências desenvolvidas em Itapira com o objetivo de mitigar as alterações climáticas, o que foi amplamente apreciado pelos presentes.

Além dessas ações, a pasta mantém o plantio de árvores nativas, tanto nos programas de educação ambiental quanto no plantio em passeios públicos, favorecendo o sequestro de carbono por meio da fotossíntese. A Secretaria também atua no combate a incêndios florestais em áreas urbanas e rurais, em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros. Outra ação importante é a manutenção das ciclofaixas existentes, incentivando o uso de bicicletas, além do transporte coletivo de funcionários da Prefeitura, que ajuda a evitar o aumento do número de carros na cidade e a redução dos gases de efeito estufa.

Renomado biólogo itapirense falou do trabalho realizado em Itapira pelo meio ambiente (Foto: Prefeitura de Itapira)

Ainda, a Secretaria de Meio Ambiente contribui para a disposição correta dos resíduos sólidos domiciliares em um aterro sanitário, e realiza a coleta de recicláveis porta a porta em 100% do município, através da ASCORSI. As edificações e equipamentos públicos também seguem padrões modernos e ecoeficientes, utilizando tecnologias como a iluminação de LED na área pública, que reduz custos com energia e melhora a eficiência energética. Outras ações incluem a roçagem das Áreas de Preservação Permanente (APPs), o desassoreamento de corpos d’água e a limpeza de bueiros, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos.

Martelli também destaca o plantio realizado pelo COMDEMA, com o objetivo de compensar os gases de efeito estufa emitidos durante suas plenárias, e a adesão de Itapira ao Acordo Ambiental São Paulo, que visa incentivar empresas, associações e municípios a assumirem compromissos voluntários para a redução das emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C.

“Com o desenvolvimento dessas ações, Itapira está engajada na redução das emissões e/ou no sequestro dos gases de efeito estufa, alinhada com os direcionamentos da Política Municipal, Estadual, Nacional e Global sobre mudanças climáticas, beneficiando a qualidade de vida da população itapirense e da região”, finalizam o secretário da Secretaria de Meio Ambiente Cristiano Florence e o diretor da pasta Anderson Martelli.

Compartilhe
error: