Gazeta Itapirense

Promoção Social e CMI realizam segundo Seminário Junho Violeta

No dia 14 de junho, sexta-feira, foi realizado o segundo Seminário em homenagem ao Junho Violeta (Mês de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa). Organizado pela equipe da Secretaria de Promoção Social e pelo CMI (Conselho Municipal do Idoso), o tema deste ano foi “Direitos e Cuidados que Nunca Envelhecem”.

O evento ocorreu no Centro do Idoso Vida Mais e incluiu apresentações de dança dos associados da instituição, bem como palestras sobre o tema. O primeiro palestrante foi o Educador Físico e coordenador de esportes de Itapira, Dr. Moyses Germano, que abordou temas relacionados à saúde física e bem-estar, destacando os programas oferecidos pelo município para a população idosa. A advogada Andressa de Fátima Magyori de Mattos discutiu os direitos da pessoa idosa, enquanto a Assistente Social Rosa Elisa Berton Federeci falou sobre a Rede intersetorial e o atendimento específico para esse grupo.

A Secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella, enfatizou a importância do tema: “A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diversas formas. É importante estar atento e sempre buscar proporcionar o melhor para que as pessoas envelheçam com dignidade. Em Itapira, a população idosa representa quase 20% do total do município. Por esse motivo, oferecemos uma variedade de serviços dedicados a esse público, incluindo um novo Centro Dia que será inaugurado em breve, dobrando a capacidade de atendimento do município para esse serviço”.

Durante o mês de junho estão programadas também diversas ações nos equipamentos municipais, como rodas de conversa e atividades de conscientização sobre o tema.

Além do Disque 100, um serviço nacional gratuito de atendimento telefônico onde as denúncias podem ser feitas anonimamente, em Itapira a Guarda Municipal está preparada para lidar com qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, através do número 153.

Compartilhe
error: