Projeto esportivo na APAE se destaca dentro e fora das competições
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira vem se destacando nos últimos tempos em vários torneios regionais e até mesmo a nível estadual.
Quem contou para A GAZETA sobre as conquistas e, em especial, sobre os benefícios que o esporte vem trazendo para os alunos, foi o professor de educação física da entidade, Michel Cabral.
Ele nos recebeu acompanhado de alguns dos alunos que vêm participando de torneios, Adriano Raimundo, Beatriz Parizi, Maria Eduarda Lopes e Angelin Altafini Chaves.
Cabral contou que o esporte dentro da entidade tem como um dos objetivos, trabalhar em conjunto com os professores de sala de aula, pensando em estimular o bom comportamento, respeito mútuo e perseverança pois, para participarem dos eventos, os aluno deve estar em dia com as atividades em sala de aula.
“Sempre reforçando que para participarem dos treinos e eventos, se faz necessário cumprir com suas obrigações, se esforçar nos treinos, e ter um bom comportamento, respeitando tanto na instituição como também em casa, cumprindo com as regras e combinados”, disse.
Questionado sobre os resultados, Michel Cabral fez questão de destacar o empenho de seus atletas: “os alunos/atletas vêm conseguindo muitas conquistas nos eventos que participamos. As modalidades que estamos dando ênfase é o atletismo, tanto o masculino quanto o feminino, e o futsal masculino. E há algum tempo eles estão se destacando em importante torneios”.
Confira algumas das grandes conquistas para o Esporte da Apae de Itapira:
Adriano R. da Silva (Síndrome de Down)
2° lugar Olimpiadas Estaduais das Apaes (2022) – Salto em Distancia;
2° lugar Olimpiadas Estaduais das Apaes (2022) – 100 MT rasos;
Carlos Eduardo dos Santos Pereira
3° lugar Olimpiadas Estaduais das Apaes (2022) – Lançamento de dardo;
2° lugar Olimpiadas Estaduais das Apaes (2022) – 200 MT rasos;
Maria Victoria Simões
1° lugar Olimpiadas Estaduais das Apaes (2022) – 200 MT rasos;
Beatriz Ap. Parizi
2° lugar Olimpiadas Estaduais das Apaes (2022) – Arremesso de peso;
A equipe de revezamento 4×100 MT masculino ano passado também nas Olimpíadas Estaduais das Apaes ficaram com o grande feito do 2° Lugar na competição, sendo os atletas: Carlos (Cadu), Patrick, Gabriel e Angelin.
“Graças a Deus a entidade entende que o esporte realmente tem o poder de transformar vidas e agregar valores aos alunos nos quais se bem trabalhado em conjunto com a professora de sala de aula e com a família, como o ocorre com excelência aqui na entidade, pode ser uma ferramenta incrível para a formação de pessoas de caráter, cidadãos de bem”, pontuou Cabral.
No Festival Paralimpico que ocorreu no dia 18 de maio último em Mogi Guaçu nossa APAE esteve. E foi mais um evento recheado de grandes colocações no pódio
“Mas como toda certeza, o aprendizado que eles adquirem participando e competindo, levarão para o resto da vida, independente se ficarem em primeiro ou em último lugar”, frisou o professor.