Gazeta Itapirense

Programa de Colostomia e Urostomia atende 82 pacientes no município

Sob a responsabilidade da enfermeira Kelly Tetzner Cremasco, o Programa de Bolsas de Colostomia e Urostomia de Itapira soma hoje 82 pacientes atendidos regularmente para acompanhamento, orientação e retirada das bolsas. O serviço funciona no prédio do CEM (Centro de Especialidades Médicas), ao lado do Hospital Municipal.

A bolsa de colostomia é um tipo de coletor que tem como função captar as fezes produzidas pelo indivíduo que passou pela cirurgia de colostomia. A distribuição é gratuita no SUS e, em Itapira, os pacientes são encaminhados pelo serviço de saúde onde foi feita a cirurgia e são recebidos pela enfermeira Kelly. “Nesse primeiro atendimento conversamos sobre as bolsas indicadas, fazemos o acolhimento e sanamos as dúvidas iniciais. Depois, contatamos a Estomoterapeuta para que, juntas, façamos as visitas domiciliares e acompanhamento dos pacientes. Tudo isso é feito pensando no bem estar de cada um, na adaptação e até mesmo no caso da necessidade de trocas de marcas ou tamanhos”, explicou Kelly. Nas visitas, a equipe ensina aos pacientes (e também os familiares, quando é o caso) sobre o funcionamento da bolsa, as formas de uso e todos os cuidados necessários.

Durante todo o tempo em que esse paciente utiliza as bolsas, ele é acompanhado pelo serviço. As bolsas são fornecidas pelo Governo do Estado de São Paulo através do DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista e cada paciente retira seu kit uma vez a cada mês, sempre às quartas-feiras das 7h00 às 16h00. “Nunca houve desabastecimento e nenhum paciente ficou sem receber a bolsa. Eventualmente, quando não há a marca específica que o paciente faz uso, o Estado envia a que tem no momento e nós fornecemos”, afirmou a enfermeira.

Em caso de dúvidas, os pacientes podem se dirigir até o local (Rua Reverendo Alfredo Guimarães, n° 65, ao lado do Hospital Municipal) ou entrar em contato pelo telefone (19) 3913.9383.

Compartilhe
error: