Prefeitura vai instalar ‘armadilhas’ em residências na luta contra a dengue
Nos próximos dias a Prefeitura de Itapira vai colocar em prática mais uma arma contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue graças a aquisição de estações disseminadoras de larvicidas.
Chamada de Estação Disseminadora de Larvicida (EDL), a técnica atrai os insetos para um pote plástico com água, recoberto com tecido preto umedecido e impregnado com um larvicida em pó muito fino. Ao pousar, o larvicida adere ao mosquito que o leva para o criadouro, permitindo que a substância alcance suas larvas e impeça a proliferação.
A secretária de Saúde Maria Sueli Longhi destacou que o sistema vem tendo excelentes resultados Brasil afora: “através dos mapas das regiões que tem mais números de casos a gente coloca as estações na casa de uma pessoa daquela localidade com mais risco. Aí o morador fica como cuidador da estação”.
Quem for o escolhido para ter a armadilha em casa não terá trabalho algum pois são os funcionários da Secretaria de Saúde que reabastecem o equipamento quando necessário.
A Prefeitura de Itapira está comprando 1.440 estações disseminadoras que serão espalhadas pela cidade.
Além dessas armadilhas, a Secretaria de Saúde também vai adotar a nebulização veicular, conhecida popularmente como fumacê. Atualmente, as nebulizações estão sendo realizadas com máquinas costais, casa a casa, nos locais com maior incidência de casos e após ações de bloqueio de criadouros.