Prefeitura trabalha na regularização de AVCBs dos próprios municipais
Desde o ano passado, o setor de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração está empenhado no trabalho de regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em todos os prédios pertencentes à Prefeitura.
O trabalho coordenado pelo Engenheiro do Trabalho Tulio Albanese e pelo Técnico de Segurança do Trabalho Josué Scholl contempla vistorias, levantamento de materiais necessários, definição de grau de risco de acordo com a atividade desenvolvida no local e tipo de ocupação e outros detalhes que garantam que todas as unidades estejam equipadas com os sistemas de segurança compostos por extintores, sinalização de rota de fuga, iluminação de emergência, hidrantes e saídas de emergências, além da adequação das instalações elétricas.
“É um trabalho intersetorial, que envolve muitas pessoas além da nossa equipe de Segurança do Trabalho”, destacou Albanese. Ele explicou que em alguns casos houve apenas revalidação do processo que já estava em andamento. Outros, mais complexos, demandam a elaboração de projetos específicos para as adaptações necessárias. “Tivemos um grande avanço e estamos com várias regularizações em andamento. Esperamos que em pouco tempo esteja tudo concluído”, completou.
Conforme explicou o Secretário de Administração Rosário Cicotti, a ausência de AVCBs prédios municipais foi um dos problemas encontrados pela atual Administração em 2021. “Quando assumimos nos deparamos com uma solicitação do Ministério Público para a regularização dos prédios públicos fosse feita. Nós trabalhamos isso como prioridade e já temos quase 80 prédios que estão totalmente adequados às normas do Corpo de Bombeiros”.
As adequações demandam várias etapas a serem cumpridas. É apontado o que é necessário para efetuar o trabalho em cada local e cabe ao responsável pela unidade providenciar o solicitado. Depois, toda a documentação é enviada ao Corpo de Bombeiros para análise e certificação.