Gazeta Itapirense

Prefeitura silencia quando questionada sobre atraso em obras

A Covid-19 tem feito governos municipais atuarem mais incisivamente na saúde, com foco na garantia do atendimento e na oferta de estrutura diante da demanda assustadora de casos, principalmente em 2020 e nos primeiros meses de 2021. O bom disso tudo que, ainda preocupante, a pandemia perde força, graças ao avanço da vacinação.

Daí, o que vem em seguida é a economia, já que muitos setores foram diretamente afetados com os efeitos devastadores do coronavírus no Brasil. É esperada a retomada econômica para este segundo semestre. Só que a pandemia tem sido oportunamente usada por prefeitos para justificar o que deixou de ser feito até agora.

A oportunidade – ou oportunismo – tem dado a Toninho Bellini salvaguarda para atrasar obras que poderiam estar prontas e que inexplicavelmente ainda estão em ritmo lentas, algumas inacabadas ou outras sem qualquer explicação de sua assessoria.

Não foram poucas as vezes que o Portal da Cidade Itapira foi ignorado pela Prefeitura nos pedidos de informação sobre o andamento de obras. Já chegou ser inclusive atacado por ter feito reportagens críticas à administração, o que dá dimensão da cultura política da cidade: quem adula recebe atenção redobrada e quem critica é visto como adversário.

Por mais que existam movimentos políticos interessados na cadeira de Bellini, fato é que o papel do jornalismo é questionar e discutir o que está fora do lugar. E não cabe aqui fazer juízo de valor se Bellini faz ou não uma boa administração, porque esse julgamento é feito pelo eleitor a cada quatro anos.

Bellini, como servidor público eleito em 2020, tem por dever prestar contas do que está sendo realizado, até mesmo quando inquirido numa reportagem, como é o que faz o Portal da Cidade, que há menos de um ano se fixou na cidade e parece estar incomodando por suscitar temas ainda espinhosos para Bellini, que exerce seu terceiro mandato e que tem todas as credenciais, por experiência de oito anos como prefeito, para resolver o que ainda está sem solução.

Não se espera dele que sepulte de vez o ranço que possui com o deputado Barros Munhoz. Essa briga política ainda vai ter um preço alto – o que não cabe aqui nenhum poder de decisão, porque o dono do mandato é Bellini, que é quem tem o poder da caneta e entendimento para saber o que precisa para governar. Cabe, ao Portal da Cidade, apontar o que está errado.

Semana passada a reportagem questionou informações sobre a reforma do Centro de Lazer Hideraldo Luiz Bellini. A reforma do espaço foi anunciada em 2020 pelo então prefeito José Natalino Paganini – o que dá ideia do porque da obra não ter sido concluída.

O projeto previa a reforma completa do ginásio de esportes Santo Breda Sobrinho, incluindo nova iluminação, pintura, melhorias estruturais no telhado, paredes e vestiários, bem como a construção de pista para caminhadas, reforma do bocha, conclusão da reforma da quadra poliesportiva aberta com iluminação e pintura, alambrados e ainda a adequação as normas relacionadas à segurança do local junto ao Corpo de Bombeiros.

O valor do contrato é de R$ 773.112,61. A empresa responsável é a TKS Construtora Comércio e Locações Ltda.

Obras estão em ritmo lento, quase parados, e a reportagem tentou entender se houve mudança no projeto e até prazo aditado. O ginásio encontra-se ainda com aparência de obra inconclusa e a Prefeitura não deu qualquer tipo de informação à reportagem.

A Prefeitura também não inaugurou até agora a o Centro de Acolhimento Animal do Município de Itapira (CAAMI), localizado às margens da rodovia SP-147, construído na gestão Paganini.

O que se justificou até agora pela atual administração é que o projeto do Caami está “fora dos padrões corretos, minimamente necessários para atender aos bem estar animal”.

O curioso é que o mesmo secretário de Obras da gestão Paganini, que se responsabilizou pela execução do Caami, continua na administração Bellini. A reportagem não conseguiu contato com Antônio Carlos Andrigo Ferreira. A Prefeitura, mais uma vez, silenciou.

Outra informação não passada à reportagem é da creche escola do Flávio Zachi. A obra está praticamente pronta, porém, sem inaugurar. E não custa lembrar que a retomada das atividades educacionais presenciais está marcada para agosto

Por mais que seja repetitivo, não custa lembrar ao prefeito Toninho Bellini e sua equipe que negar informação para imprensa é cercear o direito do cidadão acompanhar tudo o que envolve dinheiro público.

Portal da Cidade não empunha bandeira, mas percebe-se que a disposição em prestar informações a este veículo se diferencia se comparado a outros órgãos muito mais alinhados à administração. Isso, porém, não nos cala. E não nos desestimula. O Portal da Cidade Itapira continua cumprindo o seu papel. Goste ou não o prefeito de Itapira.

 

Fonte: Portal da Cidade Itapira

Compartilhe
error: