Prefeitura investe em tecnologia para modernizar gestão escolar
A Secretaria Municipal de Educação de Itapira deu um passo importante para modernizar o gerenciamento escolar e administrativo na rede municipal. Com a aquisição de um novo Software de Gestão Escolar e Gestão Administrativa, a secretaria busca otimizar e integrar processos, facilitando o planejamento e o acompanhamento educacional.
O software, adquirido através de licitação e fornecido pela empresa Mais Educar, traz funcionalidades que apoiam desde a administração das unidades escolares até o acompanhamento da vida escolar dos alunos. Entre as principais ferramentas estão: Gestão de unidades escolares, alunos e professores; Controle de notas e frequência do aluno; Configurações acadêmicas; Gestão da secretaria escolar; Relatórios; Portal Educacional; Biblioteca; e Gestão do Transporte Escolar. A nova ferramenta também oferece relatórios detalhados e gestão da secretaria escolar, fortalecendo o planejamento anual das escolas e da Secretaria de Educação.
A implementação do novo sistema inclui o suporte completo da Mais Educar, que realizará treinamentos específicos com as equipes. O primeiro encontro, realizado na semana passada, foi voltado aos gestores das unidades escolares e abordou aspectos de planejamento educacional. Nos próximos meses, professores e servidores da Secretaria de Educação também receberão capacitação para utilizar o sistema no cotidiano escolar e administrativo.
Com implantação desse software, os pais e responsáveis também poderão acompanhar a vida escolar das crianças de forma prática e acessível. Através da internet, será possível acessar informações sobre notas, frequência e horários de aula em navegadores comuns como Internet Explorer, Firefox e Google Chrome.
Essa iniciativa está em processo de adequação e entrará em operação efetiva a partir do ano letivo de 2025, mas já está e em processo de adequação das funcionalidades necessárias para Gestão Escolar de Itapira, com vinculação junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.