Prefeitura discute implementação do COAPES com instituições da área da saúde
Nesta quarta-feira, 6, o secretário Municipal de Saúde de Itapira, Vladen Vieira, e a diretora administrativa do Hospital Municipal de Itapira, Maria Sueli Rocha Longhi, reuniram-se com representantes de cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Farmácia e Medicina de instituições de ensino superior de Itapira e região. O encontro teve como objetivo discutir a implementação do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde) no município.
Durante a reunião, os participantes trataram de temas como os objetivos e benefícios do COAPES, as responsabilidades e compromissos das partes envolvidas e a troca de experiências com exemplos de sucesso em outros municípios. Também foram definidos os cronogramas para a formalização individual de cada instituição participante.
Estiveram presentes no encontro a Diretora de Integração de Ensino e Serviço do curso de Medicina da UniFAJ, Celene Aparecida Ferrari Audi, o Reitor do Centro Universitário de Itapira, Willian Antonio Zacariotto, o Diretor da Uniasselvi, Everton Pinheiro de Araújo, a Coordenadora da Etec de Itapira, Juçara Bastos e representantes dos setores da rede municipal de saúde.
O COAPES é um instrumento criado para fortalecer a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa busca promover a prática dos estudantes da área da saúde na rede pública municipal, proporcionando uma formação mais próxima da realidade dos serviços de saúde e promovendo melhorias para a comunidade.
Instituído pela Portaria Interministerial nº 1.127, de 6 de agosto de 2015, o COAPES envolve a participação de gestores municipais e estaduais do SUS e de instituições de ensino com cursos de graduação e programas de residência na área da saúde. Essas parcerias visam qualificar a inserção dos estudantes na rede e melhorar a integração entre ensino e serviço.
Com essa medida, a Prefeitura de Itapira pretende ampliar o acesso a campos de prática para estudantes, contribuindo para uma formação dos profissionais de saúde com foco voltado para o SUS e para o fortalecimento da rede pública de atendimento.