Gazeta Itapirense

Prefeito quer inserir Itapira no Programa Vida Longa

Na última quinta-feira, 25, o prefeito Toninho Bellini esteve em São Paulo para uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação para protocolar o pedido de inclusão do município no Programa Vida Longa.

A solicitação já havia sido feita em 2021 junto ao Governo do Estado e a reunião com a equipe atual foi agendada por intermédio do gabinete do Governador Tarcísio de Freitas e do Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.

“Nós fomos recepcionados pelo Assessor Especial André Castro, que representou o secretário estadual de Habitação, Marcelo Cardinali Branco, pelo Coordenador do Programa Vida Longa Elcio Sigollo e pela Assessora Parlamentar Juliana Nunes. Apresentamos a nossa demanda e o mapa com todos os detalhes da área destinada para esse novo empreendimento em nossa cidade”, disse o prefeito.

O Programa Vida Longa é regulamentado pelo Decreto Nº 64.509, de 01 de outubro de 2019 e tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em república voltado a pessoas idosas (60 anos ou mais), sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social e com renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos. Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas. “De acordo com o que foi informado, poderemos ser contemplados com aproximadamente 20 casas nesse projeto e a escolha dos beneficiários será conforme os critérios estabelecidos pela CDHU”, completou o prefeito Toninho Bellini. Dados do Cadastro Habitacional do município apontam uma demanda de 229 pessoas com idade acima de 60 anos e que possuem renda mensal de até dois salários.

O modelo das unidades habitacionais contam com itens de segurança e acessibilidade como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes. Planejado para incentivar o processo de socialização dos moradores, os residenciais têm espaços comuns de convivência e lazer, salão com refeitório e área para assistir televisão, uma área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividades físicas, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Compartilhe
error: