Gazeta Itapirense

Praça CEU recebe espetáculo de dança gratuito

Neste domingo, 7 de agosto, a Praça CEU do bairro Istor Luppi abriga a apresentação de dança “Colheita” do Corpo de Baile de Caraguatatuba. O início é às 19h00 e a entrada é franca.

Viabilizado através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o espetáculo de dança contemporânea traz em seu processo criativo o encontro da companhia com o olhar individualizado de cada intérprete sobre o assunto, revelando a urgência e ausência da alteridade na sociedade.

“Convidaram, então, o artista Fernando Machado para colaborar com sua visão e interpretação sobre a questão da alteridade, de que forma ela afeta e reverbera sua arte, pensando em cada corpo como singular, com sua coleção particular de informações, seu próprio repertório que vai se constituindo a cada nova troca com outros corpos e com o ambiente em que está inserido. O fundamental seria compreender o que somos e conceber o outro, não apenas pelo olhar, mas, “a partir do olhar”. O ‘Ser-visto-pelo-outro’ é a verdade do ‘ver-o-outro’”, descreve o release da companhia. Antes da exibição na Praça CEU, o grupo faz uma apresentação fechada para os idosos do Lar São Vicente de Paulo.

Criado em 2000, O Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles.

Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.

Compartilhe
error: