Gazeta Itapirense

Pesquisa analisa potencialidades econômicas de Itapira e região

Alunos do curso de Administração do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) desenvolveram uma pesquisa cujo enfoque foram as potencialidades econômicas dos municípios de Itapira, Mogi Guaçu, Serra Negra, Águas de Lindoia, Lindoia, Jacutinga (MG) e Monte Sião (MG).

O estudo teve como base de pesquisas diversos indicadores, oficiais ou não, como IBGE, Fundação Seade, prefeituras, Associações Comerciais, representantes da indústria e setores de serviço, saúde e educação.

O foco foram os obstáculos a serem superados pelos municípios para que possam atrair investimentos, e assim se tornarem potenciais atrativos de oportunidades de geração de renda, emprego e desenvolvimento sócio-econômico, ambiental e humano.

O estudo, que deve ser publicado como artigo de divulgação em revistas especializadas da área, faz parte dos trabalhos acadêmicos da disciplina de Economia e Negócios. Foi conduzido sob a orientação do professor William Zacariotto, também coordenador do curso de Administração.

Alunos apresentaram os resultados da pesquisa em seminários no Uniesi

“Foi um trabalho de pesquisa abrangente acerca das potencialidades e as oportunidades de investimento no cenário econômico das cidades de nossa região, quais os desafios e quais as oportunidades que cada uma destas cidades possuem para um pleno desenvolvimento”, esclareceu Zacariotto.  .

Os alunos apresentaram em seminários os dados da pesquisa e as características econômicas, de emprego, saúde e educação de cada município, identificando aqueles setores considerados chave para investimentos futuros. Também realizaram uma análise das tendências de mercado locais.

“A pesquisa destacou a importância de uma análise criteriosa do ambiente econômico antes de os municípios realizarem e atraírem seus  investimentos, enfatizando que não é suficiente apenas ter o desejo de investir: é essencial realizar um estudo aprofundado para garantir decisões acertadas”, observou Zacariotto.

 

 

Compartilhe
error: