Penha doa 200 mudas de Araucárias para o Viveiro Municipal
No último dia 15, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira recebeu a doação de 200 mudas de Araucárias, espécie nativa do bioma Mata Atlântica, da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha.
Elas foram encaminhadas ao Viveiro Municipal e serão utilizadas nas próximas ações de plantio promovidas pela pasta.
Conforme explica Anderson Martelli, biólogo e diretor da SAMA, atualmente há poucos exemplares dessa árvore espalhados pelo território do município e por isso foi elaborado um projeto que visa a aquisição de mudas dessa espécie e a proposta foi prontamente aceita pela Penha. “O número dessa espécie tem diminuído muito e as novas gerações podem não conhecer ou ter contato com essa árvore, sendo considerado o grupo mais primitivo de coníferas ainda vivas que surgiram na Era Paleozoica, durante o período Carbonífero Superior. A situação crítica em que se encontra esse ecossistema do domínio da Mata Atlântica demanda ações urgentes, que possam lhe propiciar uma perspectiva de futuro mais promissora”, relata.
O secretário da pasta, Zé Maria Rostirolla, agradeceu a empresa pelo apoio nessa e outras ações ambientais no município e informou que haverá continuidade do projeto com outros parceiros. “Deixo meus agradecimentos a empresa Penha pelas imensuráveis ajudas nas questões ambientais. Vamos continuar trabalhando para conseguir mais mudas para prosseguirmos com este projeto tão importante para a cidade e o Meio Ambiente”, afirmou.