Gazeta Itapirense

Paróquia de S. Benedito celebra NS de Lourdes

A paróquia de São Benedito programou para esta quinta-feira, dia 11, uma missa especial em louvor a Nossa Senhora de Lourdes, cuja data litúrgica é o 11 de fevereiro. A celebração vai ocorrer na Igreja de São Pedro e Santa Luzia, às 19h30, com a participação do pároco, padre André Ricardo Panassollo. Quem quiser participar, deve necessariamente entrar em contato com a secretaria da paróquia (em horário comercial pelo telefone 3863 1939) para fazer reserva de lugar.

Por causa das medidas de distanciamento social, o total de assentos disponibilizados é de 60. A igreja fica localizada na rua José Artur Miranda, 590, no bairro Nosso Teto. Após esta celebração a paróquia estará empenhada em outra festa litúrgica, o dia de São José, em 19 de março. A comunidade de São José, no bairro do rio Manso, é subordinada à paróquia de São Benedito.

 Santa Casa

O dia de Nossa Senhora de Lourdes já teve dias de maior movimentação aqui na cidade. Tudo por conta da devoção que as religiosas de Nossa Senhora do Calvário, que até 2019 ainda atuavam na Santa Casa, tinham pela Santa. Por ação especialmente das religiosas Irmã Angélica Maria e Odila Maria, existe até hoje no lado de fora do prédio, uma cópia da gruta oficial construída na cidade de Lourdes, na França. No período em que as religiosas cuidavam do atendimento social no centenário hospital, era comum a cada 11 de janeiro haver no local algum tipo de celebração.

Gruta na Santa Casa foi inspirada no monumento original existente na França

Segundo registros históricos, as aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram quando a jovem camponesa Marie-Bernard Soubirous, hoje conhecida como Santa Bernadete, tinha apenas 14 anos de idade. A primeira de uma série de 18 aparições ocorreu em 11 de fevereiro de, em Lourdes, cidade francesa, daí a fixação desta data pelos católicos, como o dia da Santa.

 

Compartilhe
error: