Gazeta Itapirense

Pacientes ganham qualidade de vida com hemodiálise em Itapira

Qualidade de vida. Essa é a frase que mais se ouve por parte dos pacientes beneficiados com o Centro de Hemodiálise de Itapira, que há uma semana iniciou os procedimentos de diálise renal na unidade inaugurada em fevereiro pelo prefeito Toninho Belini.

O aposentado José Pereira Francisco Filho, de 63 anos, que faz hemodiálise há 6 anos, e a esposa Cícera da Silva Francisco, 59 anos, que iniciou a terapia há 10 meses, estão muito  satisfeitos por não precisarem mais acordar às 4h30 para fazer o tratamento em Mogi Mirim. O casal mora no Della Rocha 2.

“É algo que eu nunca poderia imaginar algum tempo atrás. Você nem imagina o quanto é bom fazer a hemodiálise aqui em Itapira, a diferença que isso faz nas nossas vidas é muito grande”, declarou Filho.

“Só de não acordar de madrugada já está valendo a pena”, declarou dona Cícera, que ainda se adapta à rotina de fazer a diálise três vezes na semana. “É uma grande luta, mas com fé vou vencer”, destacou.

Dona Cícera e seo José: casal faz hemodiálise em Itapira. “É muito bom fazer o tratamento na nossa cidade”

Além de não terem que sair do município para realizar a diálise, os pacientes em terapia substitutiva renal também contam com o transporte público municipal, que os leva e traz para suas respectivas residências.

“É uma conquista enorme para a qualidade de vida de cada um deles”, enfatizou Cristiano Marangon, enfermeiro responsável técnico do Centro de Hemodiálise, situado à Rua Vitório Coppos, n° 122.

Marangon menciona que a unidade, que no momento atende 28 pacientes, mas que pode beneficiar até 50 pessoas, possui equipamentos novos e de última geração, que permitem uma diálise com mais qualidade e que repercute positivamente no dia-a-dia de todos eles. Em média, a terapia dura em torno de 4 horas.

Cristiano Marangon, enfermeiro responsável, com uma paciente beneficiada com a unidade de Itapira

Inaugurado no dia 2 de fevereiro, o Centro de Hemodiálise de Itapira conta com 14 máquinas de hemodiálise e poltronas específicas para as sessões, além de um moderno sistema de osmose reversa. Aproximadamente R$ 3,3 milhões foram investidos na reforma do prédio, na aquisição de equipamentos, mobiliários e a contratação de serviços.

 

 

Compartilhe
error: