Pacientes com câncer terão Centro de Apoio em Itapira
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está em fase final de organização para inaugurar um Centro de Apoio ao Paciente Oncológico. A unidade irá funcionar no prédio anexo ao Hospital Municipal e tem como principal objetivo ser um local de suporte para pacientes em tratamento de câncer em outros municípios.
A equipe técnica inicial do projeto já está formada e conta com a Enfermeira Kelly Tetzner Cremasco, que será a responsável pela unidade, a Assistente Social Izabela Pietra Pança Sutto, a médica Oncologista Cirúrgica Amanda Z. Antonialli e a recepcionista Andréia Vigatto Martins. “O Centro não irá oferecer o tratamento contra o câncer, mas nossa proposta é ser um local de apoio ao paciente e sua família. O tratamento de oncologia é difícil e sabemos que surgem muitas dúvidas, medos e incertezas e essa equipe estará ali para dar o suporte necessário”, disse o Prefeito Toninho Bellini.
Na manhã desta quinta-feira, 10, a médica Amanda Z. Antonialli, que atua no Hospital Tabajara Ramos em Mogi Guaçu, reuniu toda a equipe técnica de direção da Secretaria de Saúde para apresentar a proposta e explicar como o serviço funcionará na prática. “O tratamento oncológico é um serviço hierarquizado e não é possível que cada município tenha toda a estrutura necessária para tratar seus pacientes. É por isso que temos os focos regionais de tratamento. Porém, ao receber um diagnóstico de câncer, na maioria das vezes o paciente e sua família ficam perdidos, não conseguem compreender com clareza a proposta terapêutica e quais as próximas etapas. Além disso, muitas vezes também é difícil para o profissional de saúde do município ajudá-lo em casos de emergências porque eles não possuem conhecimento do caso. Nossa proposta é de ser essa ponte entre o município e o polo de tratamento do paciente, para que ele se sinta acolhido em sua cidade e possa procurar ajuda quanto tiver alguma dúvida ou emergência”, explicou.
Outra importante proposta do novo serviço diz respeito aos pacientes que já não possuem mais proposta terapêutica e entraram no tratamento paliativo. “Esse é um momento muito crítico para o paciente em sua família porque ele recebe alta do serviço oncológico de referência e volta para o seu município sem que a equipe local saiba de seu estado clínico e da melhor forma de manejo para o caso para garantir uma melhor qualidade de vida”, complementou a médica.
Além de ser suporte ao paciente, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico também será um local de apoio para toda a rede de saúde do município que também presta atendimento para pacientes que estão em tratamento de câncer. “O que nós queremos é conhecer o caso de cada paciente para que quando ele chegue no Pronto Socorro devido a alguma emergência ou procure a Rede Básica, os profissionais possam entrar em contato conosco para que nós possamos orientá-los sobre a melhor forma de atendê-los dentro de nossas capacidades técnicas”, informou Dra. Amanda. Ela também adiantou que a equipe fará uma busca ativa dos pacientes que atualmente estão em tratamento oncológico em diversos municípios da região para iniciar esse processo de coleta de informações sobre cada caso.
Com a equipe técnica inicial formada, a Secretaria Municipal de Saúde está em fase final de conclusão da reforma das salas do espaço do antigo Ambulatório Pós Covid para inaugurar o novo serviço. O Prefeito Toninho Bellini disse que a previsão é que a entrega ocorra entre o fim desse mês e início do mês de abril e os atendimentos comecem em seguida, ainda na primeira quinzena do mês que vem.
Objetivos do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico de Itapira
– Apoio e auxílio ao paciente oncológico durante seu tratamento (navegação);
– Ajuda especializada em relação ao entendimento de propostas terapêuticas, uso de medicações e prognóstico;
– Tratamento paliativo com foco na melhora da qualidade de vida;
– Contato com diversos profissionais de saúde que atendem os pacientes oncológicos para ajuda-los no manejo dos casos e encontrar soluções para melhorar a qualidade do serviço prestados a esses pacientes.