Gazeta Itapirense

Ori da Gaúcha, Roque Lanches e Lima da Prefeitura recebem honraria

A Câmara Municipal de Itapira realizou nesta segunda-feira, 09, a 7ª sessão solene de 2023, onde procedeu com a entrega de mais três títulos de cidadania, honraria maior do Poder Legislativo itapirense.

Desta vez, os homenageados foram Orivaldo de Maman, proprietário da Churrascaria Gaúcha, José Roque Sehn, proprietário da Lanchonete Cantinho do Roque e o servidor público aposentado e ex-vereador João Batista de Lima.

A autoria dos projetos de decretos legislativos que concedem as honrarias foi do vereador Mino Nicolai (União) para José Roque Sehn; de Luan Rostirolla (PSDB) para Orivaldo de Maman; e de Mino Nicolai, Luan Rostirolla e Fábio Galvão dos Santos (PSD) para João Batista de Lima.

Além dos familiares dos homenageados que lotaram o plenário da Casa, também prestigiaram o evento o vereador André Luís Siqueira, o vice-prefeito Mário da Fonseca, que esteve representando o prefeito Toninho Bellini na ocasião, e o secretário de administração Rosário Antônio Cicotti.

Conheça mais sobre os homenageados

José Roque Sehn, o Roque Lanches, nasceu em 07/08/1959 na cidade de Cruzeiro do Sul (RS), filho mais velho de Ignácio Sehn e Maria Lúcia Sehn.

Com apenas sete anos de idade já auxiliava nas tarefas da roça no sítio da família após as atividades escolares. Essa dedicação às responsabilidades familiares continuou durante toda a sua adolescência.

Quando tinha 19 anos, conseguiu seu primeiro emprego registrado na Agro Comercial Ltda, como ajudante de instalador de máquinas agrícolas.

Durante uma viagem ao estado de São Paulo, um primo apresentou José Roque a um amigo proprietário de um posto de gasolina situado entre Itapira e Mogi Mirim, chamado Posto das Estâncias. Foi assim que José Roque encontrou uma nova oportunidade em sua vida. Ele começou a trabalhar na churrascaria anexa ao posto de gasolina, onde permaneceu por alguns meses.

Foi nesse período que José Roque conheceu Renato Briazoto, proprietário de uma pizzaria em Itapira. Renato ficou impressionado com a dedicação e habilidades de José Roque e o convidou para trabalhar com ele. José Roque aceitou o convite e, desde então, nunca mais deixou Itapira.

Ao longo dos anos, trabalhou em diversos estabelecimentos famosos na cidade, como Posto Charroio, Bar do Coli, Restaurante Ferian e Padaria São Jorge. Em 1987, ele se casou com Lucia Helena Zonta Sehn, com quem constituiu família. Eles têm uma filha chamada Mariane Cristine Sehn Moreira.

Em 1993, José Roque e sua esposa realizaram o sonho de abrir seu próprio negócio. Na Rua José Bonifácio, inauguraram sua primeira lanchonete em um trailer chamado Cantinho do Roque. Através de muito esforço e dedicação, eles conquistaram uma clientela fiel ao longo dos anos.

Após 30 anos de existência, a lanchonete ainda está localizada na rua principal da cidade.

 

Orivaldo de Maman, o Ori da Gaúcha, nasceu em 01/03/1975 na cidade de São José do Cedro/SC. Chegou à Itapira em janeiro de 1992, com apenas 17 anos.

Trabalhou na Churrascaria Glória por 4 anos. Junto com os demais sócios, em 1996, com apenas 21 anos, passou a tomar conta do seu próprio negócio na rua 24 de Outubro, a Churrascaria Gaúcha.

Em 24 de outubro de 2011, dia do aniversário de Itapira, inaugurou em prédio próprio a nova Churrascaria Gaúcha, no Parque Santa Bárbara, onde permanece até os dias de hoje.

O local oferece um ambiente modernizado, acolhedor, que até hoje está como uma dos principais nomes da gastronomia Itapirense, sendo a única churrascaria da cidade. Além disso, oferece seus serviços em festas de aniversário, casamentos e confraternizações.

Simultaneamente ao empreendedorismo, ajudou e ajuda sempre que possível o terceiro setor, como entidades e clubes de serviço.

 

João Batista de Lima, o Lima da Prefeitura como é conhecido popularmente, nasceu 1956 em Monte Sião (MG). Veio para Itapira em 1963. Começou a trabalhar desde muito cedo, e com apenas 10 anos trabalhou como leiteiro. Aos 13 anos foi trabalhar como entregador de pão; com 15 anos trabalhou como doceiro (entregava doce com a caixa na cabeça) e aos sábados e domingos vendia sorvetes na rua. Mais tarde trabalhou no Cremasco Máquinas Agrícolas, depois na Fábrica de Móveis do Carlito no Cubatão, no Supermercado Mixtro e na Relojoaria Boretti. De 1973 a 1975 trabalhou na Nogueira Máquinas Agrícolas!

Neste mesmo ano foi trabalhar na produção da Champion, hoje Internacional Paper, em Mogi Guaçu. Em 1987 trabalhou na Prefeitura até 1989. De 1989 a 1993 trabalhou em duas auto peças da cidade. Em 1993 passou no concurso da Prefeitura onde ficou até 2015, tendo ocupado os cargos de Encarregado de Limpeza Pública; Encarregado de Praças, Parques e Jardins; Setor de Trânsito; Engenharia e Encarregado das Estradas Rurais. Foi eleito vereador para a 13ª e 14ª Legislaturas, entre os anos de 2000 e 2008. Na Câmara, ocupou diversas funções, como 1º Secretário da mesa diretora e membro das Comissões Permanentes.

Compartilhe
error: