Gazeta Itapirense

OLHO POLÍTICO: Um dia, fala golpista; noutro, recuo. Mais adiante, quem sabe?

No sete de setembro, em dois discursos, o presidente Jair Bolsonaro declarou: Qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou. Ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais! Liberdade para os presos políticos! Fim da censura! Fim da perseguição àqueles conservadores, àqueles que pensam no Brasil”.

As reações: o presidente do STF, Luiz Fux, disse que qualquer chefe de poder que descumprir decisões judiciais estará cometendo crime de responsabilidade; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, “não deixemos de compreender a nossa mais evidente dependência de algo que deve unir o Brasil: a absoluta defesa do Estado Democrático de Direito”; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que a Constituição jamais será rasgada.

No dia nove de setembro, preocupado com os desdobramentos, Bolsonaro pediu a ajuda do ex-presidente Michel Temer para divulgar a carta intitulada “Declaração à Nação”: 1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar. 2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. 3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. 4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum. 5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.” 6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. 8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. Seguem mais dois itens de fechamento.

O recuo do presidente desagradou sua bolha mais aguerrida. Resta saber que rumo tomará essa bolha ou que recurso Jair Bolsonaro usará para manter a fidelidade devotada por ela.

 

Foto da chamada: Andrea Piacquadio

Compartilhe
error: