Gazeta Itapirense

Olho político: Presente de grego, justo no aniversário da cidade

 

O prefeito Toninho Bellini resolveu presentear Itapira com a pavimentação asfáltica das últimas ruas com paralelepípedos/bloquetes: um verdadeiro presente de grego. Vejamos:

  • Os paralelepípedos e bloquetes são mais resistentes e duráveis, requerem baixa manutenção, são mais baratos, além de oferecer sustentabilidade ambiental. As fissuras entre as peças permitem que a água das chuvas infiltre no solo e abasteça os aquíferos. Eles reduzem a velocidade do escoamento das águas de chuva, e, por conseguinte, inundações e alagamentos. Como refletem mais luz do que absorve, a temperatura externa é reduzida, proporcionando maior conforto térmico para as pessoas.
  • Como os paralelepípedos/bloquetes foram implantados no século passado estabeleceram uma relação histórica com a cidade, além de serem mais bonitos.
  • O único benefício do asfalto em relação aos paralelepípedos/bloquetes é dos cidadãos motorizados, que aproveitam o tapete para aumentar a velocidade, possibilitando acidentes com outros veículos e atropelamentos, chamando a necessidade das famigeradas lombadas, aquelas que os motoristas tanto odeiam.

Quando a prefeitura, de supetão, jogou a manta asfáltica sobre os centenários paralelepípedos da Rua João de Moraes, os defensores da cultura itapirense não tiveram tempo de impedir, restou-lhes as rodinhas de amigos e as postagens nas redes sociais. Espertos, quando o maquinário começou a mesma tarefa na Rua Presidente Kennedy, os moradores reagiram e impediram que a pavimentação continuasse. Um movimento que tem se tornado comum em várias cidades do país, na tentativa de impedir os arroubos de prefeitos desconectados com a preservação histórica e do meio ambiente.

Outras ruas da cidade caminham para o mesmo destino, segundo o noticiado. Quem sabe o sr. Prefeito corrija o lapso freudiano e transfira a pavimentação contratada para as ruas que estão mais precisando.

Compartilhe
error: