Gazeta Itapirense

Ocupações irregulares de imóveis na mira das autoridades

Nesta terça-feira, 6, representantes de diversos departamentos da Prefeitura se reuniram para elaborar um plano de ações para inibir as ocupações irregulares de imóveis privados e áreas públicas no município. O foco será nos casos que envolvem a presença de usuários de drogas ilícitas e que representam um risco para os moradores da região.

Até o momento, esse problema tem sido abordado de forma isolada por diferentes secretarias, principalmente em relação às denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos, bem como à segurança pública.

Um dos casos apontados como exemplo é o da área da antiga indústria no bairro Cubatão que foi recentemente demolida pela Prefeitura. Outro local que foi mencionado e a margem do Ribeirão da Penha na região do bairro Assad Alcici.

Além da execução da limpeza da área no Cubatão, que já está em andamento, ficou definida como segunda ação a limpeza da margem do rio. Como isso envolve principalmente a presença de pessoas em situação de rua, a secretaria Municipal de Promoção Social já iniciou a abordagem social, reforçando os serviços disponíveis no município para esse público-alvo e informando-os sobre a limpeza, a fim de que providenciem a retirada de seus pertences pessoais. Para aqueles que não residem em Itapira, também está sendo oferecida a possibilidade de passagens intermunicipais para que possam retornar aos seus municípios de origem.

Durante a reunião, também foram discutidas questões relacionadas ao protocolo de internações psiquiátricas e a possibilidade da criação de uma equipe intersetorial para a realização das abordagens sociais junto às pessoas em situação de rua. A proposta será amplamente discutida em outros encontros e, dependendo da disponibilidade de profissionais, poderá se tornar um projeto piloto de consultório de rua.

Compartilhe
error: