O poder das terapias integrativas para a saúde da mulher
As terapias integrativas já são uma realidade no tratamento de diversos problemas orgânicos, sistêmicos, locais e emocionais, que impactam na saúde de todas as pessoas, em especial o da mulher.
As chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também conhecidas por PICS, já não pertencem à esfera do alternativo ou do holístico de cunho místico. Elas compõem as abordagens terapêuticas baseadas em protocolos sérios e reconhecidamente provados em pesquisas sérias.
Tanto é verdade que o Ministério da Saúde reconhece as PICS como parte de diversos tratamentos, com o objetivo de prevenir agravos à saúde e intuito da promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
“No caso da saúde da mulher, com distinção própria do seu corpo, sua fisiologia, bioquímica e o seu ente psicossocial, devem receber atenção e cuidados especiais”.
É o que declara a farmacêutica, mestra e doutora em biociência pela UNESP de Araraquara, Amanda Correia Saraiva, 34 anos, que atua como terapeuta integrativa há 13 anos.
Ela é moradora do Santa Marta, aqui em Itapira, e mantém consultório situado à rua Pedro Álvares Cabral, 110, no bairro Nova Itapira.
De acordo com Amanda, as práticas integrativas possuem uma abordagem interdisciplinar que proporcionam uma perspectiva direcionada para um cuidado continuado, humanizado e abrangente em saúde”, diz a doutora em Biociências, que também é especialista em aromaterapia e Florais de Bach, além de fitoterapia para a cura das emoções e para saúde da mulher. “É fundamental estudar e pesquisar para ampliar o conhecimento qualificando para garantir a oferta segura e de qualidade às pacientes”, complementa.
Amanda ainda atua como professora de cursos de farmácia no Uniesi e no Senac, e explica que como terapeuta tem como foco a saúde integral da mulher, buscando promover e recuperar a harmonia orgânica, em ênfase na escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
“Minha meta como terapeuta é ajudar as pessoas, principalmente as mulheres, a encontrarem equilíbrio nas condições físicas e emocionais de forma natural, utilizando o poder das plantas em suas mais variadas formas”, afirmou Amanda, cujo trabalho pode ser encontrado no Instagram: @amandasaraiva.terapeuta. O whatsapp é (16) 98821-1805.