Gazeta Itapirense

Nossa História: Rostirolla, o amigo de todos, o político fiel, o vereador do povo

“Sou de um tempo”… em que todas as eleições eram realizadas sempre no dia 15 de novembro. Tempo em que não havia urna eletrônica e a computação dos votos era manual.

Daí, que o resultado da apuração era lento e divulgado oficialmente dias após o pleito. E foi justamente, em uma dessas eleições, no dia 15 de novembro de 1976, que Itapira elegeu pela primeira vez, com 463 votos, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e depois por outras três vezes mais, um vereador de cunho político diferenciado.

Quem conheceu e conviveu com José Maria Rostirolla sabe muito bem do que estou falando. O livro “Forças Vivas da Nação”, editado em 1979 por IPM – Comércio Promoções e Marketing, deixa este fato bem claro quando diz: “ Homem reconhecidamente bom, justo e trabalhador, teve sua preocupação sempre voltada para o desenvolvimento da infra-estrutura de seu bairro, Vila Ilze e de todo  o município”. (pag.242)

Homem comum, do povo, de hábitos simples, de vida pacata e de costumes tradicionais, mas de honestidade ferrenha e de conduta ilibada. Pai exemplar e amigo para todas as horas. Comerciante bem quisto tinha em sua freguesia uma legião de amigos. A todos conhecia e por todos era conhecido. Jamais negou um aceno, um cumprimento, uma atenção. Taxista devotado, não economizava tempo para servir a população. (Faz-se necessário abrir aqui este parênteses para lembrar que por mais de uma vez ouvi histórias em que o taxista Zé Maria não cobrou corrida para levar uma criança ao médico, ou para que alguém fosse até a farmácia comprar um remédio urgente. Muitas vezes ficava como uma carona. Ele sabia reconhecer a necessidade material por que passava seu semelhante. E olha que isso nunca cessou, perdurando por todo tempo, até quando teve forças, e bem depois de ter sido eleito).

Não era itapirense nato, mas de coração, e como tal considerado cidadão desta terra, recebeu o título por indicação do colega vereador José Francisco Martins, que na época era presidente daquela casa de leis. Oriundo da vizinha Socorro, adotou Itapira como sua terra fincando nela raízes profundas e deixando muita saudade na população. Nascido em 26 de abril de 1931, ainda jovem aportou nessas paragens e daqui nuca mais saiu, pois encontrou em Eugênia Parentel a parceira ideal e mulher certa para ser mãe de seus filhos: José Aparecido e Maria Aparecida. Deixou ainda semeado o futuro através do neto Luan, seu possível herdeiro político.

José Maria Rostirolla foi eleito vereador para três legislaturas, sendo duas consecutivas e ainda assumiu como suplente em mais uma. Foi eleito pela primeira vez em 1976 cumprindo mandato de 01/02/1977 a 31/01/1983. Foi reeleito para a legislatura seguinte que ocorreu de 01/02/1983 a 31/12/1988. Na legislatura posterior assumiu como suplente e na seguinte, em 1992 foi eleito mais uma vez, cumprindo mandato de 01/01/1993 a 31/12/1996. Depois desta jornada encerrou sua carreira política dedicando-se apenas ao seu trabalho, mas sem deixar de lado a assistência aos semelhantes.

Faleceu em 05 de novembro de 2008 deixando aos filhos um legado de honradez e honestidade galgado ao longo de sua vida, que jamais substituiria qualquer fortuna material.

 

Coluna publicada orginalmente na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense

Compartilhe
error: