Gazeta Itapirense

Nossa História: Linha ferroviária Itapira a Sapucaí

O histórico da estação ferroviária de nossa cidade remonta a 1882, com sua abertura, teoricamente, como ponto terminal do Ramal da Penha, nome original da estação construída na então Penha do Rio do Peixe.

Era um prédio “feito com trilhos estragados e tábuas com 0,21m de largura por 6m de comprimento”, segundo relato da própria Cia Mogiana.

Em 1891 foi construído um segundo prédio, maior que o original para abrigar a estação. Este, na típica arquitetura mogiana da época, em pouco tempo também não daria vazão às reais necessidades de espaço para os passageiros, cargas e tráfego da cidade.

Porém, aquela que seria a estação final teve outro destino. Uma empresa mineira chamada E.F. Sapucaí, construiu o trecho entre Itapira e Eleutério, mas sem poder fazer uso dele.

A Cia Mogiana, que não concordava em ceder sua posição em uma zona privilegiada, acabou por encampar toda aquela extensão da ferrovia. O fato ocorreu no mesmo ano de 1891 quando a Cia Mogiana decidiu criar uma estação intermediária entre as de Itapira e Eleutério.

Foi construída então a estação de Barão Ataliba Nogueira, nome este dado em homenagem ao presidente da companhia na época. Era uma estação simples, de acordo com descrição feita pela própria Cia Mogiana: “não possuía desvios particulares, nem bar, nem restaurante, nem sala de espera, mas possuía um banheiro para homens”.

Sua construção deu origem ao bairro, com o mesmo nome, que hoje conhecemos. No início do século XX proprietários das fazendas da região ali próxima, mandaram construir uma pequena estação particular para o envio e recebimento de cargas próprias. Era a “Chave do Barreiro”.

Mesmo assim, para a localização de endereço eles continuaram dando como a “Estação de Barão Ataliba Nogueira”.

A “Estação de Sapucaí” foi aberta em 1898. Era o ponto final do ramal de Itapira e também o entroncamento dele com a empresa mineira E.F. Sapucaí. A estação, que ficava menos de um quilometro da divisa do estado paulista, já em território mineiro, foi inaugurada às pressas porque a Cia Mogiana não autorizava o tráfego pelos três quilômetros entre a ponte sobre o Rio Eleutério e sua estação de mesmo nome, enquanto a Cia Sapucaí não construísse a estação no ponto em que as linhas das duas ferrovias se juntassem.

Aberta a estação em 01/08/1898, um mês depois a Mogiana autorizou o tráfego. A estação passou a servir às duas estradas, tendo, porém compartimentos independentes. A Mogiana pagava à E.F. Sapucaí um aluguel mensal de 80$000 pelo uso da estação, escritório, armazém e cômodos de moradia e pelo uso dos desvios e guiados. Ali se fazia a baldeação de um trem para o outro, cada um de uma empresa.

No ano de 1939 foi inaugurado em Itapira um prédio recém construído, mais amplo, moderno e em perfeitas condições de atender ao grande fluxo de cargas e passageiros desta estação. O transporte de passageiros durou até 1976 e o de cargas mais alguns anos depois.

Com a suspensão da linha mineira, o ramal perdeu a função e foi desativado, tendo seus trilhos retirados em 1990. O prédio que abrigava a Cia Mogiana em Itapira foi municipalizado e continua em perfeito estado abrigando atividades voltadas ao interesse público.

 

Matéria publicada originalmente em 20 de agosto de 2011 na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense 

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