Gazeta Itapirense

Mutirão de atendimento do Cadastro Ambiental Rural é sexta

A Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica integral (CATI), e a Prefeitura Municipal de Itapira, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizam no dia 07 de julho (sexta feira) o Mutirão de Atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto aos proprietários rurais do município.

A ação ocorrerá das 9h às 15h30 na sede da Casa da Agricultura, que fica na Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, 103 – Centro.

Profissionais da CATI estarão no local para orientar o produtor rural para que ele dê o aceite no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Nesta ação, a CATI realizará o primeiro aceso aos produtores, bem como a análise dos cadastros com a retificação de possíveis inconsistências com o Código Florestal.

O sistema de acesso ao CAR mudou e desta forma todo proprietário de imóvel rural precisa fazer o novo acesso e senha. A maioria dos CARs passou por análise via sistema (inteligência artificial), por isso é preciso dar aceite ou não nesta análise para continuar o processo de regularidade ambiental de seu imóvel, ou seja, com a adesão ao PRA (Programa

de Regularização Ambiental) que é a segunda etapa prevista pelo Código Florestal Brasileiro. O produtor rural deverá levar no atendimento os documentos do imóvel rural como ITR e CCIR, documentos pessoais com RG e CPF e CAR original se já foi realizado anteriormente, lembrando que nessa ação serão atendidos proprietários ou possuidores de imóveis com até 4 módulos fiscais (80 hectares).

O cadastramento, que é a regularização da propriedade, evitará restrições, por exemplo, na hora de solicitar e renovar empréstimos, na regularização ou transferência do imóvel junto aos cartórios.

Além do CAR, será realizado o cadastramento e adesão dos produtores ao programa Rotas Rurais que busca construir instrumentos capazes de solucionar uma lacuna presente no ambiente rural, ou seja, a falta de um endereço oficial mediante tecnologia avançada, tomando como apoio, informação e geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. Em parceria com o Google e a sua ferramenta PLUS CODE cada propriedade rural poderá ser localizada facilmente.

O produtor também poderá pré-agendar o atendimento e tirar dúvidas pelo telefone 19 3863 1578 ou e mail carlos.antunes@sp.gov.br.

Compartilhe
error: