Mutirão de atendimento a pacientes ostomizados é bem avaliado
Realizada no último sábado, 09, a primeira etapa do mutirão de atendimento dos pacientes itapirenses cadastrados no Programa de Colostomia e Urostomia foi bem avaliada.
A enfermeira Kelly Tetzner Cremasco, responsável pelo serviço, informou que ao todo foram oito pacientes que compareceram para as palestras de orientações e avaliação com especialistas. “Nessa avaliação a gente faz a mensuração do estoma, verificamos se a adaptação da bolsa está adequada ou é necessário fazer troca, informamos sobre novos materiais, verificamos e tratamos a pele quando necessário e reforçamos todas as orientações sobre trocas e higiene”, explicou.
Antes das avaliações com a enfermeira e a estomoterapeuta Gabriela Rocha, os pacientes participaram de curtas palestras com a nutricionista Camila Débora de Souza de Oliveira, com o educador físico Moisés Germano e com a assistente social Aline Bosso Tagliatti. Um café da manhã também foi ofertado.
A próxima data do mutirão foi definida para o dia 30 de novembro e deverão ser convocados mais oito pacientes. Posteriormente haverá novas etapas até que todos os 72 pacientes cadastrados no Programa de Bolsas de Colostomia e Urostomia de Itapira sejam atendidos.
O programa funciona no prédio do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Rua Reverendo Alfredo Guimarães, n° 65, ao lado do Hospital Municipal, e oferece acompanhamento, orientação e retirada das bolsas. Quem ainda não é cadastrado ou precisa tirar dúvidas sobre o serviço pode entrar em contato pelo telefone (19) 3913.9383.