Gazeta Itapirense

MP pede abertura de inquérito policial para apurar suposta candidata laranja

O Ministério Público Eleitoral de Itapira pediu a abertura de um inquérito policial para a investigação de uma suposta candidatura laranja à vereadora de Mariana Borges, pelo partido PODEMOS. A sigla fez parte da coligação que elegeu o prefeito Toninho Bellini.

Mariana manteve sua candidatura até o final da campanha, porém não teve nenhum voto, nem mesmo o seu. Ela é a tesoureira do PODEMOS.

O que chama mais a atenção é que a candidata é esposa do atual secretário de Governo de Toninho Bellini, Sandro César Oliveira Almeida. Em suas redes sociais em momento algum Sandro Almeida pediu voto para sua esposa, pelo contrário, fez campanha para outros candidatos da coligação.

Mariana levou sua candidatura até o final, mas poderia ter sido substituída até 20 dias antes do pleito: 0 votos

A GAZETA entrou em contato com o promotor de Justiça, Dr. Márcio Clovis Bosio Guimarães, e relatou o caso que, em tese, configura candidatura laranja para preencher os requisitos da proporcionalidade feminina (30% para mulheres) por partido e também para o recebimento de recursos financeiros.

A suposta candidata laranja exerce o cargo de tesoureira no PODEMOS

Dr. Márcio informou que “o Ministério Público Eleitoral requisitou a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos (suposta “candidatura laranja”  de Mariana Borges-PODEMOS/Itapira-SP). Assim, o Ministério Público Eleitoral irá formular um juízo de convicção após a conclusão das investigações. Quanto à substituição de candidatos, o prazo é de até 20 dias antes do primeiro turno do pleito”.

Sandro Almeida, seu esposo, é o braço direito de Toninho Bellini, no cargo de secretário de Governo

Outro lado

Em contato com o jurídico, reprsentado pela advogada Maíra Récchia, da coligação que elegeu o prefeito Toninho Bellini, e não obtivemos uma resposta oficial até a data de hoje.

A assessoria de comunicação da Prefeitura respondeu na semana passada: “Tendo em vista que as alegações não dizem respeito à Administração não há necessidade de um comunicado oficial. Entretanto, esclarece-se que a esposa do secretário citado teve um sério problema na família: sua mãe ficou internada por um período e veio a falecer. Na oportunidade, reforça-se também o fato de que hoje as cotas de candidaturas são para a Câmara de Vereadores e em nada influenciam na coligação majoritária. A coligação de partidos políticos existe apenas para apoio a um determinado candidato. Copiados neste email estão o Sr. Sandro e sua advogada para que se manifestem sobre o caso”.

Compartilhe
error: