Gazeta Itapirense

Morre Hélio Miachon, ex-prefeito de Mogi Guaçu

Morreu na tarde desta sexta-feira (10) o ex-prefeito de Mogi Guaçu, Hélio Miachon Bueno, que por três vezes administrou a cidade. Ele sofreu um infarto enquanto estava em sua propriedade rural e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu e acabou falecendo a caminho da Santa Casa.

Hélio era empresário do setor cerâmico e químico, tendo trabalhado nas principais empresas do setor do Município, como as cerâmicas Guainco e Chiarelli.

Em 1992, Hélio se tornou prefeito pela primeira vez ao derrotar o candidato Elias Fernandes de Carvalho, que era o indicado do então prefeito Walter Caveanha.

Hélio acabou pegando gosto pela política. Em 2000, mesmo com todas as pesquisas apontando que Caveanha seria reeleito, Helinho, como era carinhosamente chamado por amigos e familiares, surpreendeu e se tornou prefeito de Mogi Guaçu pela segunda vez.

Hélio Miachon foi 3 vezes prefeito do Guaçu (foto: Fabrício Leme/Gazeta Guaçuana

Mais ou menos nessa época, rompe relações com o primo, Carlos Nelson Bueno. Hélio, sempre filiado ao então PMDB, fez um excelente governo e foi reeleito em 2004.

Depois disso, continuou na política, mas desistiu de ser candidato. Em 2016, num fato impensado da política guaçuana, Hélio deu seu apoio ao prefeito Walter Caveanha, que foi eleito para mais um mandato.

Apesar de ter uma extraordinária força política na cidade, Helinho não quis participar da administração de Caveanha, preferindo, como dizia, “curtir a família, principalmente os netos”.

DIÁLOGO

Hélio também tinha uma característica própria de fazer política. Adorava conversar com as pessoas mais humildes da periferia, ouvindo seus problemas, escutando sugestões. Não era raro vê-lo pagando contas e gêneros alimentícios para seus correligionários.

LUTO

O prefeito Paulo Silva lamentou a morte do colega e disse que a notícia era muito triste não só para Mogi Guaçu, mas para toda a região.

 

Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim

Compartilhe
error: