Morre a empresária e filantropa itapirense Lia Lisi Poli
A empresária e filantropa Lia Lisi Poli, 97, muito conhecida por sua dedicação às causas sociais, faleceu nesta sexta-feira (1º), na UTI do hospital Sírio-Libanês, onde estava internada há mais de 60 dias recuperando-se de uma cirurgia no abdome. A causa da morte, segundo o hospital, foi falência múltipla dos órgãos.
Natural de Itapira, Lia também viveu em Mogi Mirim, onde se destacou por seu apoio constante a entidades assistenciais locais.
Foi uma grande colaboradora da Guarda Mirim, atual Cebe, da vizinha cidade, além de estar à frente de inúmeras campanhas de doações de roupas e alimentos na cidade, e de iniciativas em prol da Santa Casa de Mogi Mirim. Neste hospital, aliás, promoveu muitas iniciativas para a arrecadação, desde alimentos, cobertores até roupas de cama.
Reconhecida por sua atuação na filantropia mogimiriana, Dona Lia foi agraciada em 2019, por ocasião das festividades dos 250 anos da emancipação político-administrativa de Mogi Mirim, com a medalha “João Theodoro”, a mais alta honraria do Município. Lia Poli teve duas filhas no primeiro casamento. Já o segundo casamento foi com o empresário e banqueiro Hélio Moreira Salles, que era irmão do ex-ministro e embaixador Walter Moreira Salles.
O clã Moreira Salles, tradicional família mineira, foi fundamental na fundação do Unibanco, banco originado a partir de uma antiga casa comercial de café e seções bancárias em Poços de Caldas, em operação desde 1918. Em meados deste ano, Dona Lia se reaproximou da Santa Casa e retomou as doações que fazia periodicamente ao hospital.
Na ocasião, acompanhada do administrador da Santa Casa, Daniel de Carvalho Frugolli e do interventor Municipal, Mauro Nunes Júnior, conheceu a nova UTI neonatal, assim como o setor de hemodiálise, totalmente reformado, os novos leitos da UTI adulta, o pronto-socorro, reaberto em agosto de 2023, dentre outras melhorias.
Entusiasmada, prometeu reformar a capela de Santa Isabel, na própria Santa Casa, onde será velada (um desejo antigo). O prefeito Paulo Silva e a secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, lamentaram a morte da empresária, destacando seu papel no fortalecimento da Santa Casa de Mogi Mirim.
Daniel Frugolli e Mauro Nunes também lamentaram profundamente a perda do que eles classificaram como a mais importante colaboradora daquele hospital. A previsão é que o corpo de dona Lia chegue a Mogi Mirim entre 18h00 e 19h00.
Aqui em Itapira sua família era abastada e dona de muitas terras, entre elas onde se encontra o Clube de Campo Santa Fé e a antiga Clínica de Repouso Santa Fé.
Com informações e fotos Portal da Cidade Mogi Mirim